"Queremos mostrar que há uma alternativa nesta viragem à Direita"

1 mes atrás 35

O Bloco de Esquerda e o Livre estiveram reunidos esta manhã no âmbito dos encontros solicitados pelo primeiro partido, após as eleições legislativas de 10 de março.

No final do encontro, e em declarações aos jornalistas, Mariana Mortágua afirmou que o objetivo deste era "abrir a porta" para que este seja o primeiro de outros encontros que representam "uma convergência da oposição".

"[O objetivo] é coordenar a nossa ação, manter o diálogo na Assembleia da República e e porta aberta entre os dois partidos fora da AR", disse a bloquista.

As celebrações dos 50 aos do 25 de abril foram um dos temas discutidos entre Mortágua e Rui Tavares, tendo a primeira defendido que ambos concordaram na sua intenção de conseguir "uma grande mobilização" para o efeito.

"Esta manifestação é o momento em que o país sai à rua para dizer que há esperança no futuro e uma alternativa nesta viragem à Direita", atirou, defendendo que a Esquerda tem de estar "atenta, mobilizada e capaz de representar o povo que quer evitar retrocessos sociais".

"Sabemos que há 50 deputados de extrema-direita e há uma viragem à Direita. É importante que partidos de esquerda mostrem ao país capacidade de diálogo para evitar retrocessos sociais", reforçou Mariana Mortágua.

Recorde-se que dois dias depois da noite eleitoral, o Bloco de Esquerda convidou os restantes partidos à esquerda para “analisar o resultado das eleições” e “debater elementos de convergência”.

Desde então, Mariana Mortágua já esteve com a líder do PAN, Inês Sousa Real, e agora com Rui Tavares, do Livre. Sobre o encontro com o Partido Socialista, a bloquista revelou que "ainda não há uma data".

[Notícia atualizada às 12h09]

Leia Também: PAN reúne-se com BE sem "ressabiamentos políticos" e contra "retrocessos"

Ler artigo completo