"Temos elevadas taxas de cobertura vacinal mas desafios existem sempre"

6 meses atrás 90

A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, está esta terça-feira em Arronches, no concelho de Portalegre, onde será apresentado um estudo sobre a vacinação em Portugal, realizado no decorrer de 2023.

Em declarações aos jornalistas presentes no local, a responsável revelou que uma das conclusões do estudo é que "estamos com elevadas taxas de cobertura a nível nacional", admitindo, contudo, que há alguns "desafios" para os quais é preciso "olhar".

"Estamos com elevadas taxas de cobertura vacinal a nível nacional, o que nos mostra o sucesso do programa nacional de vacinação, um sucesso que não começa hoje, que começou há 50 anos e que demonstra a confiança que os portugues têm nas vacinas e nos profissionais de saúde", disse, acrescentando porém, que "há alguns desafios em algumas regiões do país, onde a taxa de vacinação é menor".

Além disso, segundo Rita Sá Machado é importante "olhar para alguns movimentos que possam aparecer de hesitação vacinal, que aparecem mais na Europa, mas que podem também acontecer a nível nacional".

"Desafios temos sempre", concluiu a diretora-geral da Saúde sobre este assunto.

Leia Também: Peritos querem propor ao Governo criar Programa de Vacinação para Adultos

Ler artigo completo