Raio-X do golo: Martim Costa foi o melhor marcador do EHF Euro 2024

7 meses atrás 73

Marcou 11 à Chéquia, nove à Dinamarca, sete à Noruega, 11 à Eslovénia, oito à Suécia e oito aos Países Baixos: Martim Costa foi o melhor marcador do EHF Euro 2024! A saída precoce de Portugal do EHF Euro 2024 podia ter complicado o sonho, mas acabou mesmo por acontecer.

O lateral português, com 54 golos, ainda foi alcançado por Mathias Gidsel na final da prova (oito golos), mas tornou-se no mais jovem jogador a ser o melhor marcador de um Europeu, assim como foi o primeiro português a conseguir alcançar tal feito. 

Ora, apesar de ter os mesmos golos de Gidsel, Martim beneficiou do facto de ter menos um jogo disputado na fase final para ser o vencedor desta classificação, ele que, em plena fase final, já tinha batido o recorde de jogador português com mais golos num só Euro.

Em suma, aquele que foi também o melhor lateral esquerdo do Euro marcou 54 golos em 81 remates, tendo uma eficácia final de 66,7 por cento. Não marcou qualquer tento da marca dos 7 metros e 27 dos 54 foram de meia distância. E destes 81... ainda viu sete a baterem nos postes!

«Ser o melhor lateral-esquerdo e um dos melhores marcadores do EHF Euro 2024 é extraordinário. Quero agradecer aos meus companheiros e à minha família que me apoiaram e me ajudaram a alcançar este feito. O objetivo é continuar a dar muito à minha seleção e ao meu país», disse o lateral ao site da EHF.

— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 28, 2024

Portugal

Martim Costa

NomeMartim Mota da Costa

Nascimento/Idade2002-09-27(21 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoLateral (Lateral Esquerdo) / Central

Ler artigo completo