RB Leipzig e Dortmund colados na luta pela Champions

5 meses atrás 67

RB Leipzig e o Borussia Dortmund não descolam um do outro na luta pelo quarto lugar da Bundesliga. Este sábado, as duas equipas venceram na jornada 29 do principal escalão do futebol alemão e mantêm-se igualadas na tabela classificativa, com o conjunto orientado por Marco Rose a beneficiar dos critérios de desempate para ocupar o quarto posto, o último de acesso à Liga dos Campeões.

Na receção ao Wolfsburg, o RB Leipzig venceu por 3-0. Um golo madrugador de Dani Olmo, aos 13 minutos, fez a diferença numa primeira parte repartida durante grande parte do tempo, mas que terminou com ligeiro ascendente dos homens da casa.

Na segunda metade, embora o encontro tenha voltado a ter momentos de equilíbrio, foram os anfitriões a controlar mais tempo e a dispor das melhores ocasiões de golo. Aos 68', Benjamin Sesko anotou o segundo golo, que conferiu maior tranquilidade ao RB Leipzig, e Lois Openda fechou as contas já dentro dos últimos dez minutos (82').

Lesões, expulsões e um VAR insólito

Bem mais complicado tornou-se o triunfo do Borussia Dortmund na visita ao Borussia M'Gladbach (1-2). Os forasteiros arrancaram muito bem a partida, mas sofreram uma contrariedade em cima do minuto dez: Sébastien Haller lesionou-se e teve de ser substituído por Youssoufa Moukoko.

Apesar disso, o emblema de Dortmund manteve a pressão no adversário e chegou a uma vantagem confortável com dois golos em poucos minutos, ambos da autoria de Marcel Sabitzer, primeiro a passe de Nico Schlotterbeck (22') e depois na conversão de uma grande penalidade (28'). A vantagem era um prémio justo para a boa entrada dos visitantes, mas Max Wober fez questão de reduzir, aos 36', e deixar tudo em aberto para o segundo tempo.

@Borussia Dortmund

A etapa complementar revelou-se uma questão de sobrevivência para o conjunto de Edin Terzic. Primeiro, Marcel Sabitzer ainda fez o hat-trick na conversão de uma nova grande penalidade, mas algo insólito aconteceu: já depois de o médio ter convertido a penalidade, o vídeo-árbitro (VAR) voltou a analisar o lance e o golo foi invalidado, uma vez que a equipa de arbitragem considerou não haver motivos para o castigo máximo.

Depois do insólito, mais uma contrariedade numa etapa complementar repleta de peripécias. Karim Adeyemi, que tinha visto um cartão amarelo nos descontos da primeira metade, viu o segundo, aos 55', e recebeu ordem de expulsão. Com mais uma unidade, o Borussia M'Gladbach cresceu e passou a controlar a partida, mas sem nunca causar grande mossa na defensiva contrária. A melhor ocasião dos homens da casa veio já nos descontos, por intermédio de Tomás Cvancara, mas o resultado não se alterou.

Contas feitas, RB Leipzig e Borussia Dortmund seguem inseparáveis, agora com 56 pontos. Os adversários de ambos estão em piores lençóis na tabela classificativa: o Borussia M'Gladbach é 11.º, com 31 pontos, e o Wolfsburg está numa perigosa 14.ª posição, com 28.

RB LEIPZIG

EMPATE

WOLFSBURG

Ler artigo completo