Real campeão: uma década de ouro

1 semana atrás 39

Troféus, troféus e mais troféus. São 123, entre conquistas domésticas, europeias e intercontinentais, precisamente mais um do que os 122 anos de existência do próprio Real Madrid, o novo campeão espanhol, coroado no passado fim de semana pela 36.ª vez.

E depois da La Liga, ao virar da esquina já espreita a próxima Liga dos Campeões, a mais ilustre de todas as taças no Santiago Bernabéu.

Esta quarta-feira, a equipa de Carlos Ancelotti recebe o Bayern München, na segunda «mão» das meias-finais, depois do empate (2-2) na Baviera.

O grande objetivo, pois claro, é resgatar a 15.ª «Orelhuda».

Um dia «galáctico»

O último sábado foi de celebração nas hostes merengues, com o zerozero a marcar presença no Santiago Bernabéu, na capital espanhola.

Primeiro, ao início da tarde, o Real Madrid anunciou mais uma «pegada» própria no vasto território internacional.

Roberto Carlos, lenda brasileira do clube, foi o porta-voz da mais recente presença blanca no Dubai, onde um novo parque temático, o Real Madrid World, pretende vincar a marca e a história de grandeza do clube na região.

Vista do Santiago Bernabéu no último sábado, frente ao Cádiz @Duarte Monteiro

Poucas horas depois, a vertente empresarial do emblema madridista acabou por ser sustentada pelo prémio máximo que alimenta este gigante desportivo: novo título, o 36.º no campeonato espanhol. 

Em campo e pelas próprias «mãos», o Real Madrid bateu o Cádiz por 3-0, com golos de Brahim Díaz, Jude Bellingham e Joselu. Mas para selar as contas do título era preciso um deslize do FC Barcelona em Girona.

E foi precisamente a derrota do grande rival histórico, por 4-2, duas horas depois do apito final no Santiago Bernabéu, que oficializou o Real Madrid como o novo campeão espanhol, recuperando um título perdido na época passada precisamente para os catalães.

A década de maior sucesso

122 anos de história. De Di Stéfano e Gento aos Galácticos Zidane, Ronaldo, Beckham e Luís Figo ou à lenda de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid, eleito como o melhor clube do século XX, soube sempre como reinventar-se.

Ao ponto de a última década ter sido a mais bem-sucedida em termos desportivos.

Com a conquista do 36.º campeonato, os merengues passam a somar 24 títulos desde 2013/2014, podendo, ainda, juntar a Liga dos Campeões da presente época ao palmarés. 

A caminhada triunfante começou, curiosamente, com Don Carlo Ancelotti ao leme, em abril de 2014, no Mestalla, em Valência, na final da Taça do Rei frente ao Barcelona (2-1).

A cavalgada lendária de Gareth Bale perante Marc Bartra que acabou em golo foi o pontapé de saída nesta sequência de títulos, que soma às quatro Ligas, às duas Taças do Rei e às quatro Supertaças espanholas mais 14 (!) títulos internacionais, com destaque para as cinco Ligas dos Campeões.

Ler artigo completo