Região do Porto terá energia produzida a partir de lixo

7 meses atrás 56

País

O objetivo é utilizar uma energia limpa, renovável e poupar na fatura energética. O processo ficará concluído dentro de seis meses.

A empresa que gere os resíduios da região do Porto, a Lipor, anunciou que vai fornecer energia produzida a partir do lixo. A Lipor garante uma redução dos gases mais poluentes e uma poupança que pode chegar aos 30% na fatura da luz.

Abílio Almeida é responsável pela operação de tudo o que se faz na central da Lipor há 27 anos. Neste momento está encarregue da produção de eletricidade a partir de resíduos.

O responsável explica à SIC que o lixo das casas dos habitantes da região do Porto será incinerado e o calor gerado será transformado em vapor, a partir daí é gerada energia elétrica. Esta produção não é novidade, a diferença está na partilha a algumas entidades públicas do Norte.

Nesta produção descentralizada é possível reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo é utilizar uma energia limpa, renovável e poupar na fatura energética. O processo ficará concluído dentro de seis meses.

Ler artigo completo