Relva artificial com sistema de auto-arrefecimento promete combater o calor

2 meses atrás 50

Um novo tipo de relva artificial com capacidade de auto-arrefecimento está a ser utilizado em diferentes cidades para ajudar a proteger os atletas de queimaduras e exaustão devido ao calor. O sistema pode absorver a água da chuva e evaporá-la lentamente em dias quentes, mantendo-se mais fresco que a relva natural.

Os investigadores do programa Top Consortia for Knowledge and Innovation (TKI) que desenvolveram este projeto, chamado CitySports, afirmam que o processo é semelhante àquele que é utilizado para ‘refrescar’ a relva natural”. O site BGR avança que o projeto já está ser usado em em cidades no Japão, Reino Unido e Países Baixos e que vários clubes e associações desportivas estão a procurar instalar este novo tipo de solução, pois pode ajudar a manter as superfícies mais frescas em dias de calor extremo.

Veja o vídeo:

A relva artificial desenvolvida pelos investigadores foi inspirada nos telhados ‘verdes’, que podem armazenar água da chuva e utilizá-la para ajudar a reduzir a temperatura da superfície do telhado. No caso de um campo de futebol, os reservatórios que ficam instalados por baixo da relva artificial têm uma capacidade para armazenar mais de 512,000 litros de água da chuva.

Durante os testes, os investigadores verificaram que o campo que usava a nova relva artificial não atingiu o limite de 37 graus Celsius, ficando apenas 1,7 graus mais quente do que um campo de relva natural. Por contraste, a temperatura da superfície do campo com relva artificial convencional ultrapassava os 60 graus.

O novo tipo de relva artificial apresenta uma maior resistência ao calor em comparação com relvados tradicionais, que se podem deteriorar em apenas alguns anos com temperaturas elevadas. A solução também pode ter um impacto positivo no conforto dos atletas uma vez que, nos dias de maior calor, é mais difícil praticar desporto quando o piso está com temperaturas elevadas.

Ler artigo completo