Remédio Santi na estreia vitoriosa do Valadares Gaia

3 semanas atrás 46

Remédio Santi... de Santiago, Carolina Santiago. Quando o Valadares Gaia mais precisava de um abre-latas para desbloquear um jogo até então bastante cinzento, Zé Nando recorreu à jovem emprestada pelo Sporting e foi muito feliz. No dia em que completou o 18.º aniversário, a atacante saiu do banco para ser o joker que deu origem a uma vitória das gaienses frente ao Damaiense, por 2-0, no arranque da Liga BPI.

A primeira parte foi aborrecida, a bem da verdade. O Valadares Gaia disputava o primeiro jogo oficial da época, ao passo que o Damaiense vinha já com duas partidas da Supertaça na bagagem. A turma da Damaia entrou ligeiramente melhor, com maior controlo da posse de bola, mas sem engenho para desbravar caminho até à baliza de Erin Seppi. Os primeiros 45 minutos passaram devagar, devagarinho e com muito pouco para contar. Perante a dificuldade em criar com princípio, meio e fim na metade ofensiva, as duas equipas remeteram-se a vários passes falhados, duelos a meio-campo e constantes perdas e recuperações.

Merece duas fatias do bolo!

No regresso dos balneários, Zé Nando deixou Ana Carolina Ferreira no balneário e lançou a aniversariante, Carolina Santiago, no relvado. A jogadora cedida pelo Sporting, que completa o 18.º aniversário, acrescentou a dose de ameaça à baliza que o Valadares Gaia precisava e tornou-se um quebra cabeças para a defesa forasteira, caindo muitas vezes no flanco esquerdo e dividindo as dores de cabeça entre Inês Matos e Madalena Fernandes.

O impacto da internacional jovem por Portugal não demorou a sentir-se e o Valadares, que na primeira metade tinha apresentado muitas dificuldades para chegar ao último terço, cresceu coletivamente à boleia do talento individual de Carolina. Aos 58', a atacante deixou Inês Matos nas covas e assinou o primeiro lance de real perigo na partida, com um remate cruzado que levou a uma defesa apertada de Guro Pettersen. À parada da norueguesa seguiu-se um corte incompleto e Beatriz Barbosa encheu o pé, beneficiando de um desvio decisivo de Nicole Nunes para abrir o marcador.

O Damaiense acusou o golo sofrido e as anfitriãs estavam, porventura, no melhor momento em toda a partida, confiantes com a bola e capazes de controlar o adversário. Carolina Santiago continuou a ser um elemento diferenciador no último terço do campo e, aos 67 minutos, voltou a fazer estragos. O lance começou na esquerda, com um cruzamento de Izzy Glennon, e a avançada aproveitou um corte incompleto de Sydney Parker para receber na área, de costas para a baliza, e finalizar com um remate à meia volta.

Pouco depois, Santiago podia ter ainda bisado, mas viu Pettersen fazer uma bela defesa para travar um remate cruzado. Estragos suficientes já estavam feitos, no entanto, e o Damaiense nunca conseguiu ser grande ameaça para a baliza da casa. A arma secreta estava no banco e com ela o Valadares Gaia garantiu os primeiros três pontos na nova época. Merece duas fatias do bolo hoje, mister.

Ler artigo completo