Renault Espace: Como a espécie evoluiu

7 meses atrás 63

Renault Espace

Quando apareceu, em 1984, a Renault Espace representou uma verdadeira revolução. E um sucesso comercial, traduzido na venda de 1,3 milhões de exemplares. Era o verdadeiro carro da família (ou das empresas) com três filas de bancos (sendo a do meio assente em calhas longitudinais, permitindo avançar ou recuar 22 cm) com configuração 2+3+2 lugares. Uma carroçaria bem desenhada que ainda hoje deixa saudades (depois reinterpretada por fabricantes como VW, Kia, etc), diferente de tudo quanto havia, pelo menos na Europa. E sete espaçosos lugares (a arrumação da bagagem podia obrigar a alguma gestão do espaço interno). E movida por um grande motor turbodiesel, económico mas chegando e sobrando para as encomendas.

Os tempos mudaram e a Espace também foi evoluindo, com mais quatro modelos sucessivos, abandonando a carroçaria original (um belíssimo exercício de design) para, a partir de 2015 se começar a parecer mais com um grande SUV. E é esta tendência, levada às últimas consequências, que marca a nova Renault Espace. Ou seja, um grande SUV com sete lugares (melhor seria dizer 5+2, uma vez que a última fila de bancos não é das mais generosas), com motorização híbrida adaptada aos novos tempos, garantindo baixas emissões e razoável andamento. Traz alguma tecnologia, desde o sistema de quatro rodas direccionais (garantindo melhor comportamento em curva) e uma caixa automática de velocidades multimodo que encontramos noutros modelos da Renault.

Tamanho não é inimigo do consumo

Tal como muitos dos meus camaradas de profissão que já experimentaram a Espace, constato que neste carro de apreciáveis dimensões (4,7 m de comprimento), o consumo de gasolina é surpreendente. De facto, guiando com alguma suavidade, o sistema híbrido e a caixa multimodal ajudam a fazer consumos muito interessantes, quer em cidade, quer, sobretudo, em estrada, até 6l/100 km. O sistema de quatro rodas direccionais, designado como 4Control Advanced (nas versões mais equipadas, Iconic e Esprit Alpine) ajuda, tanto nas manobras como nas curvas em estrada.

FICHA TÉCNICA

Renault Espace Esprit Alpine E-Tech Full Hybrid 200

SUV, 5 portas e 5 ou 7 lugares

Preço-base (€) 38.731,62

PVP (€) Desde 48300 (45500 versão Techno)

Motor E-Tech Full Hybrid 200 1199 cm3 (gasolina)

Potência 200 cv

Binário 205 Nm

Caixa de velocidades multimodo

Velocidade máxima (km/h) 175

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 8,8

Bagageira (l) 159 a 773 (5 lugares)

Depósito de combustível (l) 55

Comprimento/largura/altura (m) 4,72/2,08/1,65

Consumo combinado (l/100 km) 4,8 (WLTP)

Emissões combinadas de CO2 (g/km) 109 (WLTP)

Ler artigo completo