Restaurante e cafés de Valência proíbem teletrabalho nas horas de ponta

2 semanas atrás 34

"Proibido teletrabalhar entre as 8h30 e as 12h30". Foi desta forma que um café em Valência, Espanha, decidiu limitar o uso do seu espaço àqueles que o usavam para trabalhar.

Segundo uma das funcionárias do espaço, estava a tornar-se inconcebível pessoas que chegavam cedo, pediam apenas um café e passavam o resto da manhã sentados na mesma mesa.

E este não é um caso isolado. Vários cafés e restaurantes nos arredores tomaram a mesma medida, havendo até quem optasse por desligar a internet como forma de afastar alguns clientes, noticia o La Vanguardia.

Outros espaços não proibiram o teletrabalho nos seus espaços, mas estão a definir horários específicos para o efeito, para que não se atrapalhe o normal funcionamento destes locais que, por vezes, precisam das mesas para receber clientes que querem, por exemplo, almoçar.

O La Vanguardia confrontou a Federação de Hotelaria e Restauração de Valência (FEHV) sobre estas novas regras. A instituição defende que “esta é uma situação minoritária” e salientou que não tem conhecimento de que “esteja a acontecer com regularidade".

Acrescentam, ainda, que “as empresas são livres de estabelecer as condições de utilização das suas instalações”, embora apelem ao “bom senso dos clientes”.

Leia Também: Bruxelas consulta parceiros sobre teletrabalho e direito a desligar

Ler artigo completo