Restaurante que faz história em Lisboa celebra 20 anos com menu especial inspirado na carreira do chef

6 meses atrás 93

A 11 de novembro de 2004, no alto do Parque Eduardo VII, um grupo de 11 sócios fundava um restaurante que, pela inovação, iria mudar a gastronomia da capital. Disruptivo, à época, destacava-se não apenas na forma como se confecionava e apresentavam os pratos, mas também no serviço e na formação de futuros cozinheiros. O homem responsável por esta revolução foi o chef Joachim Koerper, um alemão com mais de 50 anos de carreira que se apaixonou por Lisboa. Ao fim de um ano de portas abertas conquistou uma Estrela Michelin, que ainda mantém.

“Atum em duas texturas com caviar de limão e vinagrete de escabeche”

“Desde o primeiro prato que preparou para a família aos 8 anos, na Alemanha, nunca duvidou de que tinha nascido para cozinhar. A paixão, a arte e o prazer de confecionar juntaram-no em 2004 à viagem de arranque do Eleven, onde reinventou, pincelou e recriou a cozinha portuguesa com a sua bagagem internacional e mestria única”, refere-se em comunicado sobre Joachim Koerper, timoneiro desta casa lisboeta. A cozinha de assinatura do Eleven distinguiu-se logo no primeiro ano de abertura com a atribuição de uma estrela Michelin, sendo o restaurante da capital a operar há mais anos consecutivos com uma Estrela Michelin, os 20 da sua existência.

"Bacalhau “Iceland” com bivalves e algas"

As comemorações dos 20 anos do Eleven já começaram, mas prolongam-se durante todo o ano. O menu 20 anos foi o primeiro momento da celebração. Um jantar, no dia 24 de abril, com José Lopes, chef do algarvio Bon Bon, galardoado com uma estrela Michelin, e que passou pela equipa do Eleven é o segundo momento das comemorações. Também a colocação de uma obra de arte da dupla de artistas brasileiros radicados em Lisboa, a Oficina Marques, assinala a celebração, que decorrerá todos os meses, sempre em torno do dia 11.

"Foie gras com enguia, ananás dos Açores e pimenta rosa"

Nos últimos anos, o caminho apontado pelo restaurante Eleven vai na rota da sustentabilidade, e neste novo menu, os grandes destaques vão para os produtos do mar e os produtos frescos da época, muitos deles provenientes da quinta de produção biológica na Ericeira, com a dose inesgotável e protagonista da cozinha Koerper.

"Soufflé de maracujá com gelado de banana e noz moscada"

O menu 20 anos (€159) com suplemento de vinhos (€79) assinala as duas décadas do espaço, marcado por alguns momentos importantes da carreira do chef Joachim Koerper. Nas entradas apresenta “Atum em duas texturas com caviar de limão e vinagrete de escabeche”, seguido de “Foie gras com enguia, ananás dos Açores e pimenta rosa” ou uma versão de “Creme de crustáceos com trufa preta e o seu brioche”. Nos pratos principais, o chef viaja pelo gosto pessoal por praças e mercados, fusão de culturas e tradições e sugere “Bacalhau “Iceland” com bivalves e algas” ou “Leitão lacado, fried rice, manga, camarão” inspirado nos mercados de Singapura. Para terminar, prova-se o incontornável “Soufflé de maracujá com gelado de banana e noz-moscada” com os apontamentos exóticos e as especiarias muito presentes nas influências da cozinha do Eleven.

Restaurante Eleven

“Este menu é tão simples quanto rico. Acima de tudo, queremos que os nossos clientes sintam a harmonia entre a nostalgia dos sabores tradicionais e a inovação dos ingredientes contemporâneos, numa evolução natural e celebrativa daquilo que distingue a cozinha Eleven desde o passado até ao presente”, descreve Joachim Koerper sobre o menu 20 anos, que vai estar disponível durante todo o ano, acompanhado por um suplemento de vinhos nacionais e internacionais escolhidos pelo chef.

Eleven

O Restaurante Eleven (Rua Marques de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues. Tel. 213862211) funciona diariamente das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00, encerrando ao domingo.

Ler artigo completo