Revelações de um árbitro da Serie A motivam resposta da Associação Italiana de Árbitros

8 meses atrás 52

Um árbitro em funções concedeu uma entrevista ao programa italiano «Le Iene», onde aborda erros de arbitragem que nem sempre recebem a adequada correção do VAR. Sob anonimato, o árbitro italiano começou por deixou fortes críticas aos seus colegas de profissão. 

«Este ano, os árbitros cometeram tantos erros no relvado e no sistema VAR que são realmente inexplicáveis, especialmente para nós, que estamos por dentro do assunto. Se temos imagens nítidas à frente dos nossos olhos e temos a possibilidade de rever o lance com tantas câmaras à nossa disposição, como é que não nos apercebemos do erro cometido pelo árbitro em campo?», começou, antes de citar casos concretos.

«Por exemplo, o penálti negado ao Bolonha no Juventus - Bolonha, ou da mão do Pulisic antes do golo no Génova - AC Milan, ou da recente falta do Bastoni sobre o Duda no Inter - Hellas Verona, pouco antes de a ação continuar e levar ao tão contestado golo do Inter. Em todos estes casos, não foi apenas o árbitro em campo que errou, mas também o VAR, que, apesar das imagens, decidiu persistir no seu erro.»

A entrevista e as declarações feitas motivaram um comunicado da Associação Italiana de Árbitros. Na mesma, o seu presidente, Carlo Pacifici, considerou as acusações «inaceitáveis» e pediu provas:

«Se alguém acreditar que possui elementos concretos que provem o que foi dito na entrevista, chegue-se à frente e utilize o canal oficial para entregar as provas.»

Nota dell'Associazione Italiana Arbitri sulle accuse lanciate ieri sera durante una trasmissione televisiva. Leggi il comunicato: https://t.co/r9KxWRgokb pic.twitter.com/naG8fu5tyE

— A.I.A. (@AIA_it) January 24, 2024

Ler artigo completo