Rico em sabores familiares, que seja Mago, o bolo que adoça a mesa de Natal

9 meses atrás 70

Ouro, incenso e mirra. Reza a história que foram estas as oferendas dos três Reis Magos ao menino Jesus. Como que conduzidos pela Estrela Guia, o chef David Jesus e a mulher, Sandra Freitas, criaram há três anos o Mago, um doce de Natal alternativo ao tradicional Bolo-rei.

“O Mago nasce da nossa vontade de ter um bolo de referência para as mesas dos portugueses sem ser o bolo rei tradicional”, explica David Jesus. Inspiraram-se no Babka que já faziam e criaram um bolo com sabores tradicionais e madeirenses, já que a Madeira é a terra Natal de Sandra. “Massa base é uma massa brioche com um bocadinho de leite, um curd de citrinos, amêndoas, avelãs, pinhões, nozes, pusemos tâmaras e alperces secos, pistachos verdes e o pó do bolo de especiarias da Madeira”.

Bolo Mago

A massa recheada é enrolada e entrançada em formato redondo, como o Bolo Rei, e vai ao forno cerca de 20 minutos. O Mago sai no ponto, com uma cobertura levemente torrada e um recheio pouco denso por dentro. Termina polvilhado com açúcar em pó, pinhão e pistacho ralados. O Mago pode ser adquirido na loja da The Millstone Sourdough, no Parque das Nações, ou por encomenda, até 24 de dezembro em dois tamanhos: ½ kg (€20) e 1 kg (€40).

Bolo Mago

Os criadores do bolo Mago conheceram-se no premiado restaurante Belcanto, quando David Jesus era Chef Executivo e a Sandra Freitas cozinheira, e durante o primeiro confinamento dedicaram-se a aprender a confecionar pão para fazer no restaurante. A The Millstone Sourdough (Via do Oriente, 5.02 03A, Lisboa, Tel. 213951762) é uma padaria artesanal que respeita a fermentação natural. Fazer pão em casa chegou a ser tendência durante a pandemia, mas David e Sandra amassaram o sonho, deixaram levedar com amor e hoje têm duas lojas, que fornecem restaurantes, hotéis e resorts de renome dentro e fora de Lisboa.

Para além do bolo Mago nesta época natalícia, encontra ao longo de todo o ano na loja o Babka, os scones e diversos tipos de pães: barbela, espelta, trigo, centeio e carvão ativado. Em dias alternados: alfarroba ou batata-doce assada; e brioche vegan ou brioche de abóbora.

Sandra Freitas e David Jesus

Ler artigo completo