Roberto Martínez: «Acima dos 80%? Todos os jogadores estão no nível que queremos»

3 meses atrás 93

Para além de abordar a ausência de Otávio e a respetiva integração de Matheus Nunes na convocatória para o Euro 2024, Roberto Martínez garantiu que os restantes jogadores do plantel estão aptos fisicamente para a competição. No entanto, o selecionador nacional revelou que vai resguardar dois atletas no próximo amigável. O técnico espanhol referiu a data prevista para a chegada de Cristiano Ronaldo e Rúben Neves aos trabalhos coletivos.

Pepe e Nélson Semedo vão a jogo na próxima terça-feira?: «O Pepe trabalhou com o grupo durante uma parte do treino. Precisamos de mais três ou quatro dias para a competitividade de um jogo. Amanhã o Pepe não vai jogar. Também não queremos arriscar o Nélson Semedo. É importante que eles possam estar ao melhor nível, mas estou contente com o bom dia que o Pepe teve. A sua experiência é muito importante para a seleção.»

Jogadores «a menos de 80%» não são opção para o Campeonato de Europa: «Pepe e Nélson Semedo acima dos 80%? Certamente estão. O Otávio não está medicamente apto. Todos os outros jogadores estão num nível que queremos. Todos têm caminhos e situações diferentes, mas acredito muito no que o meu grupo de jogadores podem fazer. Estão todos acima dos 80%, não há problema.»

Ausências de Cristiano Ronaldo e Rúben Neves: «Chegam no dia 7 de junho. Todos os jogadores tiveram sete dias para recuperar. Voltam e têm um plano para entrar no duelo frente à Islândia, não é o mesmo plano para jogar contra a Croácia.»

Atletas com mais de 50 jogos na presente temporada: «A parte física é importante, mas também há a questão anímica. Temos oportunidades de trabalhar com os jogadores no processo de recuperação. Podemos utilizar jogadores convenientemente. A fadiga mental é um ponto importante. Eles mostraram frescura e orgulho por estarem aqui. Para mim, é um ponto de partida perfeito.»

Assobios estão no passado: «A época dos clubes está terminada. Agora é a seleção. É a equipa de todos. Daqui para a frente devemos apenas falar dos jogadores que representam o país. Alvalade e Luz há mais de um ano? Os ambientes dos últimos jogos foram espetaculares. A força e a energia que a nossa equipa ganha nestes jogos é única. Queremos trabalhar na parte emocional e queremos estar no jogo junto dos nossos adeptos. Gostaríamos de ter mais jogos na seleção, portanto não vejo nenhum lado negativo.»

Ler artigo completo