Rui Barreto: “O CDS-PP não pediu o afastamento de Miguel Albuquerque”

6 meses atrás 53

Rui Barreto esclareceu que quem pediu a demissão de Albuquerque foi o PAN. O líder centrista referiu que aquilo que o CDS-PP Madeira pediu foi que a demissão de Albuquerque tivesse efeitos imediatos “para que se pudesse avançar com a estratégia que o PSD Madeira aprovou por unanimidade em Conselho Regional e que depois não concretizou”.

O líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, disse que os centristas madeirenses não pediram o afastamento de Miguel Albuquerque da presidência do Governo Regional da Madeira, referindo que esse pedido de demissão foi feito pelo PAN Madeira.

Rui Barreto esclareceu que aquilo que o CDS-PP Madeira pediu foi que a demissão de Albuquerque tivesse efeitos imediatos “para que se pudesse avançar com a estratégia que o PSD Madeira aprovou por unanimidade em conselho regional na sua comissão e que depois não concretizou”.

O centrista disse que a sua postura “foi de construtor de uma solução e não de problemas”. Rui Barreto sublinhou que se se tivesse avançado com a solução proposta pelo CDS-PP Madeira o PSD indicaria um novo nome para dirigir o executivo madeirense, bem como um novo executivo com um programa de Governo e um Orçamento.

“Se essa estratégia tivesse sido aprovada já teríamos orçamento aprovado para 2024”, considerou Rui Barreto.

O dirigente centrista sublinhou que tendo em conta que o PSD acabou por não apresentar um nome para suceder a Albuquerque, o que prevê é que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando tiver possibilidade de dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira o possa fazê-lo a partir de 24 de março.

“Até aí o CDS-PP foi de construtor de soluções. O CDS-PP pediu que a demissão de Albuquerque produzisse efeitos para precisamente poder iniciar-se caminho rápido de tomar posse. Nós [Madeira] temos autonomia estatuária que nos permite perante uma crise política e judicial encontrar soluções e não ficar à espera do Presidente da República. Se o tivéssemos feito estaríamos numa situação de normalidade”, disse Rui Barreto.

Líder centrista não se recandidata

Rui Barreto anunciou após a Comissão Política do CDS-PP Madeira que não se vai recandidatar à liderança dos centristas madeirenses, para o congresso previsto para abril, e confirmou também que o acordo de coligação com o PSD chegou ao fim.

Ler artigo completo