Rússia e Ucrânia agravam troca de acusações sobre queda de avião militar em Belgorod

7 meses atrás 58

“É óbvio que os russos estão a brincar com a vida dos prisioneiros ucranianos, com os sentimentos dos seus familiares e com as emoções da nossa sociedade”, apontou o presidente ucraniano na habitual mensagem diária, através das redes sociais.

Zelensky apelou à comunidade internacional para que se esclareçam “todos os factos”, considerando que “a aeronave caiu em território russo”.

Os serviços secretos ucranianos estão a investigar, acrescentou ainda, “o destino de todos os prisioneiros” e “todas as circunstâncias”.

“O nosso país vai insistir numa investigação internacional”, rematou.


Os serviços secretos militares ucranianos (GUR) afirmaram, poucas horas após o acidente, não ter “informações fiáveis” sobre os passageiros do avião russo abatido.

“Não dispomos, neste momento, de informações fiáveis e completas sobre as pessoas que se encontravam a bordo do avião ou sobre o seu número”, indicou o GUR.

“Estava prevista uma troca de prisioneiros para hoje, mas não se realizou”
, acrescentou, referindo que a Ucrânia “não foi informada” da necessidade de garantir a segurança do espaço aéreo na zona de Belgorod-Kharkiv, onde o avião se despenhou.Embora sem confirmar a presença de prisioneiros ucranianos a bordo da aeronave, o GUR criticou Moscovo por pôr em risco a sua segurança.

A Ucrânia afirmou ainda não ter conhecimento sobre “o número de veículos, a rota e o modo de transporte dos prisioneiros”, afirmaram os serviços secretos militares ucranianos.

“Isto pode ser um exemplo de ações deliberadas da Rússia destinadas a pôr em perigo a vida e a segurança dos prisioneiros”, comentou.

Após a queda do aparelho, o Kremlin informou que não houve sobreviventes e que a bordo estavam ucranianos para uma troca de prisioneiros.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou a queda do avião como um “ato monstruoso” das forças da Ucrânia, referindo que os apelos ucranianos para uma investigação internacional sobre “as ações criminosas do regime de Kiev” eram necessários.

Entretanto, esta quinta-feira de manhã, foram encontradas as duas caixas negras do avião, de acordo com a agência de notícias RIA, citada pela Reuters.

Ler artigo completo