SC Braga x Vitória SC: antevisão, ausências e onzes prováveis

6 dias atrás 48

Todos os holofotes apontados para o Estádio da Pedreira no próximo domingo! No dérbi minhoto, o SC Braga recebe o Vitória SC, num embate a contar para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic. Um pontinho separa as duas equipas, mas este jogo terá um valor acrescido no que toca aos índices anímicos. Em jogos deste calibre, a vitória tem um sabor ainda mais doce.

Os arsenalistas vêm de dois empates consecutivos. Depois do duelo frente ao Rapid Wien (2-2), que carimbou a passagem da formação lusitana à Liga Europa, a turma bracarense deslocou-se a Barcelos. Num jogo pautado pelo equilíbrio, nenhum dos conjuntos conseguiu encontrar o Caminho Dourado do Golo. Gabri Martínez, no panorama ofensivo, foi o elemento mais inconformado, enquanto Bright Arrey-Mbi foi o esteio da linha defensiva.

@Catarina Morais / Kapta +

Já os conquistadores celebraram um precioso triunfo frente ao FC Famalicão (2-1), uma das equipas em melhor plano no arranque do campeonato. Motivados pela obtenção do bilhete para a Conference League, proeza inédita no futebol luso, o emblema vimaranense abriu rapidamente o marcador no Estádio D. Afonso Henriques, por intermédio de Kaio César. Sorriso ainda restabeleceu a igualdade no primeiro tempo, mas a finalização certeira de Tomás Händel, já nos descontos da partida, ditou a distribuição pontual.

No que toca ao histórico de confrontos no terreno dos Guerreiros do Minho, a equipa da casa leva a melhor: o SC Braga venceu 46 dos 78 compromissos realizados entre as duas formações. É importante realçar que no último jogo desta métrica, prevaleceu o empate (1-1), com João Mendes a ser herói, através de um míssil do meio da rua.

Em terras minhotas, reina a confiança

Na antevisão ao embate, Carlos Carvalhal destacou a excelente campanha do seu coletivo na qualificação para a Europa League: «A equipa superou as dificuldades e isso leva-me a concluir que estamos preparados para qualquer desafio. Respeito muito grande pelo Vitória SC, uma grande equipa, mas, com muita humildade e trabalho, vamos jogar para ganhar». Na outra face da moeda, Rui Borges espera um jogo bem conseguido: «Quero que seja um bom espetáculo, positivo dentro e fora do campo, dentro da rivalidade e da paixão de cada um. Para além disso, queremos ser mais felizes do que o adversário.»

@Manuel Morais / Kapta+

Carvalhal anunciou que Rodrigo Zalazar, Sikou Niakaté e Bruma já recuperaram das respetivas lesões e, como tal, integram a convocatória para o próximo compromisso. Todavia, apenas o médio uruguaio deverá seguir diretamente para o onze inicial, em detrimento de André Horta.

Rui Borges terá uma dor de cabeça no que diz respeito ao corredor esquerdo do ataque. Com a saída de Ricardo Mangas, uma das principais referências da equipa no arranque da campanha, surge a dúvida de quem irá ocupar o lugar deixado em branco. Uma das opções passa pela aposta em Gustavo Silva, ex-Nacional, pela direita, algo que irá obrigar ao jovem Kaio a atuar pelo lado oposto. 

Ler artigo completo