Segunda votação na AR sem maioria. Assis e Aguiar-Branco vão a uma terceira ronda

1 mes atrás 27

Presidência do Parlamento

26 mar, 2024 - 22:01 • Diogo Camilo

Candidato do PS teve 90 votos, mais dois que o candidato do PSD. Manuela Tender, do Chega, teve 49 votos - menos um que o número de deputados do partido no Parlamento.

À segunda não foi de vez. A votação para a eleição do novo presidente da Assembleia da República acabou sem maioria de votos para nenhuma das três candidaturas apresentadas, mas o socialista Francisco Assis recolheu mais votos que o candidato do PSD, José Pedro Aguiar-Branco.

Nesta segunda votação, Francisco Assis recolheu 90 dos 229 votos contados, enquanto Aguiar-Branco teve 88 votos - menos um do que na votação anterior. Manuela Tender, a candidata nomeada pelo Chega, teve 49 votos - menos um do que 50 deputados do Chega que estão no Parlamento.

Foram ainda contados dois votos brancos.

Numa segunda volta, que se irá realizar de seguida, a escolha recairá entre Francisco Assis e Aguiar-Branco.

O presidente do Chega, André Ventura, tinha anunciado na segunda-feira que o partido iria apoiar o candidato Aguiar-Branco "na sequência da informação" que lhe teria sido transmitida pelo PSD de que os sociais-democratas também aprovariam os seus candidatos a "vice" e secretários da Mesa.

Na XVI legislatura, PSD e PS têm cada um 78 deputados, o Chega 50 parlamentares, a IL oito, o BE cinco e o PCP e o Livre quatro cada um. O PAN mantém uma deputada única e o CDS-PP regressou ao parlamento com dois deputados.

Ou seja, PSD, CDS-PP e Chega somam no total 130 parlamentares, o que deveria ser mais do que suficiente para a eleição que é, contudo, feita por voto secreto.

Destaques V+

Ler artigo completo