Seis incubadoras portuguesas entre as 100 melhores da Europa

6 meses atrás 68

Ranking do “Financial Times” destacou Startup Braga, Startup Lisboa – Unicorn Factory, BGI -Building Global Innovators, IPN – Instituto Pedro Nunes, Casa do Impacto e Beta-i.  

Há seis incubadoras ou centros de inovação de Portugal na lista dos 125 melhores da Europa, de acordo com o “Financial Times”. O ranking “Europe’s Leading Start-Up Hubs”, elaborado por especialistas do jornal britânico, destacou a Startup Braga, Startup Lisboa – Unicorn Factory, BGI -Building Global Innovators, IPN – Instituto Pedro Nunes, Casa do Impacto e a Beta-i.

As incubadoras bracarense e lisboeta conseguiram até ficar no top10 desta tabela, enquanto a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia, é a única na lista que se dedica em exclusivo à capacitação e incubação de problemas sociais e ambientais.

Esta distinção resulta de uma parceria entre o Financial Times, através da sua marca de media relacionada com o mundo das startups, a Sifted, e a Statista, empresa alemã especializada em estatísticas e dados do mercado, que coleta, analisa e fornece informações estatísticas sobre uma variedade de tópicos, desde a economia à tecnologia.

A iniciativa Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024 materializa-se numa publicação colaborativa entre o Financial Times, a Sifted e a Statista, destacando os principais hubs de startups na Europa em 2024, que fornecerá conhecimento inovador sobre o ecossistema empreendedor no Velho Continente, destacando as cidades, regiões e plataformas que mais se evidenciam no apoio ao desenvolvimento de novas empresas com impacto social.

“A Europa apresenta hoje um cenário de startups que rivaliza com os Estados Unidos. De acordo com a Sifted, cerca de 98 cidades do continente europeu já produziram pelo menos um unicórnio: um negócio em fase inicial avaliado em mil milhões de dólares ou mais. Contudo, ainda é desafiante encontrar informação atualizada sobre os programas das incubadoras e aceleradoras de empresas em execução nestas localidades – e as suas taxas de sucesso”, contextualiza a Fábrica dos Unicórnios.

No total, houve mais de duas mil organizações participantes e 2.600 alumni entrevistados. Deste ranking, apesar da presença expressiva de Portugal, o país com mais hubs distinguidos foi o Reino Unido com 24. Itália e Portugal fixaram-se na sexta posição, com o mesmo número de centros galardoados (seis).

Ler artigo completo