Semana da Páscoa traz aumento no preço dos combustíveis

6 meses atrás 52

Depois do preço do gasóleo ter descido nas últimas semanas, prevê-se um novo aumento no preço dos combustíveis já na segunda-feira.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento

© André Mendes / Razão Automóvel

A Primavera trouxe temperaturas um pouco mais agradáveis, mas também um novo aumento no preço dos combustíveis, tanto na gasolina como no gasóleo.

Desta forma, e segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que, no início da próxima semana, cada litro de gasóleo fique 1,5 cêntimos mais caro e que a gasolina simples 95 também aumente cerca de 3,5 cêntimos por litro.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 25 de março, o preço médio do gasóleo deverá ficar em 1,627 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, deverá passar para 1,780 €/l.

Tal como habitual, a base de cálculo são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os de ontem, quinta-feira, dia 21 de março. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Afinal, os revendedores de combustível ainda continuam a ter permissão para praticar o preço que consideram ser o mais adequado à sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi já em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano, até agora, ainda não houve qualquer tipo de alteração.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Qual destas marcas já inaugurou uma fábrica de combustíveis sintéticos?
Ler artigo completo