Será este o melhor Anthony Davis de sempre?

2 horas atrás 23

Quatro jogos, 32,8 pontos por jogo, 12 ressaltos, 3,3 assistências, 2,5 blocos. São estes os números do arranque de temporada de Anthony Davis (AD). Não se pode dizer que sejam «absurdos», porque o poste já terá tido séries de quatro partidas melhores, certamente. Porém, a razão para esta pergunta prende-se com outros dois fatores. 

Começando pelo mais importante, há que dar um contexto. Quando Anthony Davis chegou aos Lakers, no verão de 2019 depois de uma troca monumental com os Pelicans, foi imediatamente dito pelo então treinador, Frank Vogel e por LeBron James (LBJ), que o jogo ofensivo da equipa iria passar a ser centrado no poste. Ora, depois de cinco temporadas, vê-se que isso nunca foi verdade. 

@Getty /

Na parceria Lebron/Davis, o extremo foi sempre o jogador que mais lançamentos tentou por jogo. Durante este período, AD nunca teve uma média superior a 15,9 lançamentos. Por outro lado, mesmo com o avançar da idade, LBJ só na temporada passada se ficou abaixo dos 18 lançamentos, tendo terminado a época a tentar uma média de 17,9 «tiros». Na temporada 24/25, e atenção que são apenas quatro jogos, Anthony Davis só por uma vez lançou menos que companheiro. Isso aconteceu na partida contra os Sacramento Kings e apenas porque o extremo explodiu no 4º período, não falhando qualquer um dos seis lançamentos que tentou.

Atualmente, AD está com uma média de 20 lançamentos por jogo, contra 16,3 de LBJ (o que seria o número mais baixo da carreira). A dúvida é: será que isto tem possibilidades de se manter? Caso tenha… são uns novos Lakers. Convém ainda referir que está com uma média chocante de 12,8 lances livres.

Lesões são coisa do passado

@Getty /

O outro fator que nos mostra um novo Anthony Davis prende-se com as questões físicas. Durante anos, o poste foi apelidado de «propenso a lesões» e com veracidade. Por exemplo, nas quatro primeiras temporadas ao serviço da equipa de Los Angeles, só por uma vez jogou mais de 56 jogos e foi no «ano Covid», em que a época parou a meio.

Ainda assim, contra todas as expectativas, Davis fez 76 jogos na fase regular da temporada, mais cinco em playoff e ainda foi dos jogadores em melhor forma nos Jogos Olímpicos, ao serviço dos EUA. Aos 31 anos, o jogador assumiu que entrou num novo regime de preparação física, à imagem do que faz Lebron, e, para além de ter fortalecido o corpo de forma visível, está mais capaz de aguentar os choques de uma temporada.

Para fechar, pode parecer estranho fazer vários parágrafos sobre Anthony Davis e guardar para o fim uma menção à defesa. Isso acontece porque é já um dado adquirido que se está a falar de um melhores defesa de toda a Liga, senão mesmo o melhor.

Por isso, somando isto tudo, pode-se estar a falar do melhor Anthony Davis da carreira? É bem possível e, se assim for, os Lakers são uma equipa a ter em conta.

Ler artigo completo