Serão estes os primeiros esboços do novo Fiat Panda?

7 meses atrás 81

A Fiat está a preparar a chegada de um Panda com um novo formato e 100% elétrico, que deverá usar a mesma plataforma do Citroën ë-C3.

Lembra-se do Concept Centoventi, apresentado pela Fiat no salão de Genebra de 2019? Bem, parece que este protótipo não foi esquecido e serve mesmo de inspiração para o novo Fiat Panda.

Imagens reveladas online, descobertas no meio de um processo de registo de patentes, revelam aquele que, eventualmente, poderá ser o novo Fiat Panda.

Ainda assim, não se trata de um substituto para a atual terceira geração deste modelo, que deverá continuar em comercialização, pelo menos, até 2026. Ou até quando as normas Euro 7 o permitirem.

Segundo as (poucas) informações disponíveis, este novo modelo será 100% elétrico e vai usar a mesma plataforma do Citroën ë-C3. Ou seja, será o segundo dos sete modelos previstos pela Stellantis e que se vão destacar pelo seu preço mais reduzido, segundo Carlos Tavares, como resposta à «invasão chinesa».

Desta forma, é previsível que o novo modelo da Fiat conte com dimensões semelhantes à proposta da marca do Double Chevron, nomeadamente, um comprimento em torno dos quatro metros, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura.

Em revelações feitas ao Automotive News Europe pela Stellantis, soube-se que a marca registou o nome Pandina (pequeno Panda), mas que este está destinado apenas a uma edição especial do modelo atual.

Então e… se não for o Panda?

Outra das hipóteses para o modelo que vemos nestes esboços, colocada «em cima da mesa» pela italiana Quattroruote, é que se trate do novo «Pandona» e não de um novo Fiat Panda. Ou seja, uma espécie de versão XL do irmão do Citroën ë-C3, que até poderá ter uma lotação máxima de sete lugares.

Olhando com mais atenção para as proporções deste modelo, é sugerido que as suas dimensões fiquem acima do que poderia ser o novo Panda. Além disso, há detalhes como o vão dianteiro e traseiro, ou mesmo o formato da porta lateral traseira, que também sugerem um modelo com dimensões suficientes para incluir uma terceira fila de assentos.

Para mais certezas, no entanto, ainda teremos de aguardar mais uns tempos. Presume-se que a data oficial para a apresentação do novo Fiat Panda ocorra em torno do dia 11 de julho deste ano, durante as comemorações do 120º aniversário da Fiat. Mas ainda não existem quaisquer informações de caráter mais «oficial».

Fonte: Automotive News Europe e Quattroruote

Sabe esta resposta?
Até que ano o Fiat Punto esteve disponível no mercado?
Ler artigo completo