Sérgio Vieira admite mudar o sistema do Estrela em Faro

9 meses atrás 77

Sérgio Vieira aborda o jogo de forma pragmática CF Estrela da Amadora, SAD

O Estrela da Amadora poderá alterar o esquema tático na visita ao Farense, da 14.ª jornada da I Liga de futebol, face à disponibilidade de apenas um defesa central para essa partida, assumiu o treinador Sérgio Vieira.

Pode acontecer. Quando atravessamos este tipo de períodos um pouco turbulentos e instáveis nas opções, equacionamos tudo. A alteração é algo que pode estar em cima da mesa, quer de início, quer com o desenrolar do jogo. Com essa alteração, podíamos encaixar, em termos de sistema e posições, no nosso adversário. É uma possibilidade. Não vamos estar a passar todo o tipo de informações, temos uma estratégia e lógicas internas para afinar até à última hora”, disse o treinador, em conferência de imprensa.

O brasileiro Erivaldo Almeida é o único central disponível para o confronto, já que são cinco as ausências nesse setor – Johnstone Omurwa, Pedro Mendes, Miguel Lopes e Mansur estão lesionados, e Kialonda Gaspar está castigado -, mas Sérgio Vieira realçou a “capacidade intelectual e humana” dos jogadores para jogar “em qualquer sistema”, que costuma ser de três centrais, mas poderá passar para uma linha de quatro defesas.

É um orgulho muito grande chegar a esta etapa e ter desafios muito grandes. Cinco ausentes naquela posição é um desafio muito interessante, para perceber o rigor com que nos vamos posicionar a defrontar o Farense. Na preparação, o rigor e o foco foram muito grandes, veremos agora na competição. Estou muito otimista e feliz com o foco que tiveram. Acho que vão dar uma resposta extremamente positiva”, frisou o técnico.

Num encontro entre duas equipas promovidas este ano à I Liga, com os dois conjuntos na metade superior da tabela classificativa, o Estrela da Amadora vai tentar “organizar e reagir” às adversidades perante um rival que segue num grande momento na I Liga – empatou 1-1 com o Benfica, no Estádio da Luz, na última ronda - e que conta com todo o plantel “na máxima força”, para procurar ‘ferir’ a nível ofensivo.

Vieram de um resultado fantástico e estão muito bem encaminhados. O projeto está a caminhar de forma sólida, com uma estabilidade importante para o clube, a região e os adeptos. Acredito que o Farense nos vai tentar ferir muito a nível ofensivo. Vamos tentar organizar-nos e reagir. Infelizmente, as ‘armas’ são um pouco diferentes, mas os que estão cá estão a dar uma resposta extremamente positiva e podem ser titulares. A equipa tem ganho com eles e estavam à espera desta oportunidade para dizerem que também têm capacidade e maturidade para ter esse estatuto”, enalteceu Sérgio Vieira.

Erivaldo Almeida foi mesmo o futebolista escolhido para marcar presença na antevisão à partida, com o único defesa central disponível a considerar que, independentemente de quem jogar ao seu lado, vão estar preparados para darem o seu melhor num duelo “difícil”, no qual o Estrela da Amadora vai “tentar ‘matar’ o jogo” de forma estratégica.

Somos uma família aqui dentro. Com muitas lesões, abraçamos o momento difícil do outro. Sabemos que é uma oportunidade para nos podermos mostrar e, quem entrar, vai com a vontade de fazer mais pelo outro e corresponder à altura”, disse o brasileiro.

Para além dos cinco centrais ausentes, os tricolores também contam com os guarda-redes António Filipe e Bruno Brígido, e os médios Aloísio Souza e Pedro Sá no boletim clínico, estando indisponíveis para a visita ao Farense, da 14.ª jornada do campeonato.

O Estrela da Amadora ocupa a nona posição da I Liga, com 15 pontos, menos dois que o Farense, oitavo, com 17, defrontando-se esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio de São Luís, em Faro, com arbitragem de Cláudio Pereira.

Ler artigo completo