Serviços estatais franceses alvo de ciberataque "sem precedentes"

6 meses atrás 61

Vários serviços estatais franceses foram afetados por um ciberataque “sem precedentes”, segundo anunciou o gabinete do primeiro-ministro Gabriel Attal, esta segunda-feira.

Ainda que o organismo tenha salientado que foi possível conter o impacto do ataque, “muitos serviços ministeriais foram afetados” a partir de domingo, com recurso a “meios técnicos comuns, mas de intensidade sem precedentes”, adiantou a agência AFP.

O mesmo meio apontou que o gabinete de Attal não forneceu mais dados sobre o caso, mas acrescentou ter sido ativado um protocolo de crise.

Neste momento, a responsabilidade pelo ciberataque ainda não foi atribuída à Rússia, segundo disse uma fonte de segurança àquela agência de notícias.

Este ciberataque surge na sequência de um alerta de que os Jogos Olímpicos de Paris e as eleições para o Parlamento Europeu poderiam ser “alvos significativos”.

Saliente-se ainda que o ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, considerou, no mês passado, que a proteção contra "sabotagem e ataques cibernéticos" por parte da Rússia deveria ser reforçada, numa nota interna vista pela AFP, que afirmava que o seu Ministério estava no topo da lista de alvos de Moscovo.

Leia Também: Ciberataques. S21sec regista aumento de 40% na segunda metade de 2023

Ler artigo completo