Siemens e Thyssenkrupp vão fornecer eletrolisadores à central de hidrogénio verde da Cepsa

4 meses atrás 261

Este é o maior projeto de hidrogénio verde apresentado na Europa, uma vez que está previsto que tenha, até 2030, uma capacidade de 2 GW.

A Cepsa anunciou que vai escolher eletrolisadores da Thyssenkrupp Nucera e Siemens Energy para a primeira fase da sua central de produção de hidrogénio, o Vale do Hidrogénio Verde da Andaluzia.

Este é o maior projeto de hidrogénio verde apresentado na Europa, uma vez que está previsto que tenha, até 2030, uma capacidade de 2 GW.

A Thyssenkrupp Nucera vai fornecer a sua tecnologia de eletrólise de água alcalina, incluindo 15 unidades de eletrólise scalum, para um total de 300MW, enquanto a Siemens vai fornecer tecnologia de eletrólise PEM para os restantes 100MW.

Em comunicado a empresa afirma que “ambos os acordos de reserva de eletrolisadores estão sujeitos à decisão final de investimento da Cepsa, que dependerá da finalização de qualquer auxílio que possa ser concedido e da conclusão dos projetos básicos de engenharia e dos contratos com terceiros”.

Este é o primeiro passo da empresa nesta área que, de acordo com um relatório da Cepsa e da Manpower, poderá criar 1,7 milhões de novos empregos diretos, indiretos e induzidos na União Europeia e no Reino Unido até 2040.

Carlos Barrasa, diretor de commercial & clean energies da Cepsa, afirma “este é um passo em frente no desenvolvimento do Vale do Hidrogénio Verde da Andaluzia e na nossa estratégia Positive Motion para oferecer soluções energéticas sustentáveis para descarbonizar a indústria e o transporte pesado em Espanha e em toda a Europa”.

“Graças a uma combinação de tecnologias de eletrolisadores, a Cepsa pode gerir o risco tecnológico para garantir o fornecimento aos nossos clientes”, revela o diretor comercial.

Ler artigo completo