Siemens Portugal exporta carregadores de veículos elétricos para a Turquia

8 meses atrás 96

A Turquia está a avançar a passos largos no mercado dos carros elétricos. Os 200 carregadores rápidos foram produzidos em Portugal, na fábrica que a Siemens tem em Corroios.

A Siemens recebeu uma das maiores encomendas de carregadores rápidos para veículos elétricos feita pela Astor Enerji, uma fabricante de transformadores e produtos para quadros elétricos, que planeia construir estações de carregamento em toda a Turquia. A empresa pretende instalar carregadores a cada 200 quilómetros ao longo das autoestradas do país e em vários centros comerciais.

Os 200 carregadores rápidos foram produzidos em Portugal, na fábrica que a Siemens tem em Corroios. “Esta unidade de produção é um elemento-chave do ecossistema de mobilidade elétrica que a Siemens tem no país, e que abrange desde Investigação e Desenvolvimento à produção”, refere a empresa, que detalha que a encomenda inclui também serviços digitais.

“Como parte do contrato, a Siemens fornecerá também software de back-end para configurar o controlo e a monitorização dos carregadores, garantindo uma operação otimizada. O software permitirá à Astor Enerji utilizar aplicações na nuvem para o sistema de gestão do carregamento, com módulos de pagamento, opções de adesão e preços de energia”, refere a Siemens.

“Com este software, e através da nuvem, estas estações serão monitorizadas e controladas remotamente. Exemplo: 99% das falhas improváveis podem ser resolvidas online, o que permite minimizar fatores como tempo e custos relacionados com o envio de equipas de manutenção para o terreno”, acrescenta a empresa.

Markus Mildner, CEO da eMobility da Siemens Smart Infrastructure, citado no comunicado, fala do “contributo substancial para a expansão da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos na Turquia”.

“O conhecimento combinado da Astor Enerji e da Siemens é um fator importante na rápida implementação do projeto. O Sicharge D adapta-se perfeitamente às necessidades dos condutores de veículos elétricos e os nossos serviços digitais ajudarão a garantir a máxima disponibilidade da futura rede de carregamento”, afirmou.

Por sua vez, Feridun Geçgel, presidente do Conselho de Administração da Astor Energi, diz esperar que o número de veículos elétricos no nosso país atinja os 2,5 milhões em dez anos.

O mercado turco de carros elétricos está a crescer a um ritmo acelerado. De acordo com as projeções atuais, citadas na nota, a infraestrutura de estações de carregamento da Turquia aumentará em cerca de 50% até 2030, altura em que se espera que até dois milhões de carros elétricos estejam a circular no país.

“Juntamente com a transição para veículos elétricos, a criação de infraestruturas é de enorme importância. Com a nossa marca Astor Charge, demos um passo importante para melhorar a infraestrutura das estações de carregamento de veículos elétricos na Turquia, especialmente no que se refere à instalação de estações de carregamento de corrente contínua, ou seja, de carregamento rápido”, realça Feridun Geçgel.

“A nossa cooperação com a Siemens oferecerá aos proprietários de veículos elétricos um carregamento seguro, rápido e fácil. Além disso, o presente acordo contribuirá para os objetivos do nosso país em matéria de eficiência energética e de tecnologias amigas do ambiente”, conclui.

O carregador fornecido, o Sicharge D de corrente contínua (CC) de alta potência da Siemens, com uma potência nominal de até 300 kW (kilowatts) reduz os tempos de carregamento para até 15 minutos e é muito fácil de operar, explica a empresa que adianta que o processo de carregamento é automaticamente adaptado aos veículos ligados.

A capacidade de carga pode ser totalmente utilizada por um único veículo ou distribuída por vários veículos, consoante as necessidades.

Segundo a Siemens, “a atribuição dinâmica da potência determina facilmente as necessidades de carga individuais, assegurando tempos de carga otimizados. Podem ser carregados até três veículos em paralelo. Recorrendo a um dispensador, o sistema pode ser expandido para ter até quatro tomadas de carregamento rápido”.

A Siemens criou em Portugal um ecossistema para a mobilidade elétrica que junta capacidade produtiva, assegurada pela ábrica de Corroios, investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e service, lembra a empresa.

Desde 2020, a Fábrica de Corroios já produziu mais de 1.900 carregadores, sendo que cerca de 95% da produção foi exportada para países como a Alemanha, França, Itália, Suécia, Espanha, Holanda, Hungria, Roménia, Suíça, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Vietname, Israel, Índia, Brasil, Chile e Colômbia, entre outros.

Ler artigo completo