Sinal interestelar de vida alienígena era… um camião

6 meses atrás 91

Investigadores do Instituto John Hopkins concluíram que as ondas sonoras que se acreditava terem sido causadas por um meteorito em 2014 foram, na verdade, provocadas pela passagem de um camião. “O sinal muda de direção ao longo do tempo, coincidindo exatamente com uma estrada que passa junto do sismómetro”, conta Benjamin Fernando, investigador que liderou os trabalhos. “É muito difícil pegar num sinal e confirmar que não é de algum sítio. O que podemos fazer é mostrar que existem muitos sinais como esse e mostrar que têm todas as características que esperaríamos encontrar num camião e nenhuma das que esperaríamos encontrar num meteorito”, clarifica o investigador.

As conclusões deste trabalho vão ser apresentadas à comunidade a 12 de março, numa conferência da especialidade, em Houston, Texas, noticia o EurekaAlert. Com a entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, em 2014, acreditava-se que as vibrações do terreno recordadas na estação sísmica da Papua Nova Guiné teriam sido provocadas por este fenómeno. Depois, em 2023, descobriram-se materiais no fundo dos oceanos, junto do local onde o meteorito se terá despenhado e acredita-se que estes teriam “origem extraterrestre”.

Agora, a equipa do John Hopkins pretende demonstrar que essas conclusões foram precipitadas por suposições e dados mal interpretados. O meteorito, na verdade, terá tido outro ponto de entrada na atmosfera e os materiais encontrados não são provenientes deste corpo.

“A localização da bola de foto é, na verdade, muito mais longe do que onde a expedição oceanográfica foi recuperar estes fragmentos. Não só usaram o sinal errado, como estavam à procura no local errado”, conclui o investigador, complementando que “o que quer que tenha sido encontrado no fundo dos oceanos não está relacionado com este meteorito, independentemente de se tratar de uma rocha espacial natural ou um pedaço de tecnologia alienígena”.

Ler artigo completo