Smartenergy assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Egipto

6 meses atrás 52

“O Egito é um mercado extraordinário do ponto de vista estratégico para a produção e distribuição de hidrogénio verde e seus derivados, como a eAmmonia”, afirmou Joāo Cunha, COO e Vice-CEO da Smartenergy.

A suíça Smartenergy assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo do Egito, estabelecendo uma colaboração através da qual a empresa de investimento em energia renovável pode iniciar estudos de viabilidade e engenharia para a construção de uma planta de produção de eAmmonia (considerada um transportador de energia, pois permite o transporte e o armazenamento eficientes de hidrogénio) no país, revela a empresa em comunicado.

A Smartenergy começou a prospectar mercado e estreitar laços com incorporadores e parceiros locais em 2022.

“O Egito é um mercado extraordinário do ponto de vista estratégico para a produção e distribuição de hidrogénio verde e seus derivados, como a eAmmonia”, afirmou Joāo Cunha, COO e Vice-CEO da Smartenergy.

“Isso deve-se ao seu enorme potencial em recursos endógenos, como o vento e o sol, e aos extensos terrenos disponíveis para o desenvolvimento de projetos, bem como à sua ligação estratégica à Europa e à Ásia através do Mar Mediterrâneo e do Canal de Suez. intervenientes nacionais estratégicos do mais alto nível, como o Governo do país com a sua Autoridade para as Energias Novas e Renováveis ​​e a Empresa Egípcia de Transmissão de Electricidade, o Fundo Soberano do Egipto para Investimento e Desenvolvimento e a Autoridade Geral para a Zona Económica do Canal de Suez têm um compromisso real de a transição energética e compreender e assumir perfeitamente o seu papel no cenário energético futuro com ações resolvidas”, acrescenta o responsável em comunicado.

Fundada em 2011 e localizada em Wollerau, na Suíça, a Smartenergy concentra-se em investimentos em energia renovável e empreendimentos relacionados.

O conceito do projeto apresentado pela Smartenergy, que recebeu aprovação do governo egípcio, inclui o desenvolvimento de 2,6 GW de energia renovável (eólica e solar fotovoltaica) para gerar mais de 150.000 toneladas de Hidrogénio Verde anualmente através de eletrólise numa central de 1 GW.

Este hidrogénio será transformado em 830 mil toneladas/ano de eAmoníaco, destinado a dois usos principais: produção de fertilizantes e como combustível verde para o setor marítimo, explica a empresa.

“Este projecto relacionado, que serve tanto a captação local como as exportações, tornar-se-ia uma das maiores iniciativas mundiais para a produção de amoníaco verde, reafirmando a posição estratégica do Egipto para o desenvolvimento de projectos de hidrogénio verde e derivados e a Smartenergy como um forte parceiro de energia renovável para o país”, conclui a nota.

Em Portugal, o Smartenergy Group AG também é proprietário do retalhista de electricidade Muon Electric.

Ler artigo completo