Sonae: Cláudia Azevedo “confiante” na nova oferta sobre ações da finlandesa Musti

7 meses atrás 51

A aquisição de menos de metade dos 90% da empresa finlandesa obrigou a Sonae a acionar uma espécie de ‘plano B’: a criação de um novo período de aquisição de ações.

A Sonae SGPS informa, na sequência dos comunicados divulgados anteriormente, “que o período da oferta pública de aquisição voluntária dirigida a todas as ações em circulação da Musti Group Plc, lançada pela sua subsidiária, a Flybird Holding Oy, terminou no dia 15 de fevereiro de 2024.

Na sequência da compra de apenas cerca de 42,99% das ações e dos direitos de voto na empresa finlandesa, a oferente abdicou da condição de conclusão mínima de atingir mais de 90% das ações. Nesse quadro, a Sonae decidiu iniciar um período de oferta subsequente para as ações, que decorrerá entre 21 de fevereiro de 2024 e 6 de março de 2024.

Para enquadrar a nova operação, a Sonae enviou um novo comunicado à CMVM em que Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva da Sonae, afirma que “Estamos entusiasmados por conseguirmos adicionar a Musti ao nosso portefólio de negócios e, como tal, decidimos prosseguir com a oferta. Vamos adquirir as ações que resultaram da oferta e daremos aos acionistas da Musti que não aceitaram a mesma, a oportunidade de o fazerem durante o Período Subsequente. Mantemo-nos confiantes de que o consórcio liderado pela Sonae é o acionista ideal para agilizar a expansão da Musti e focar-se na satisfação das necessidades dos seus clientes”.

A decisão tenta assim explicar o que para alguns foi o pouco sucesso da oferta inicial – dado que, se as condições se mantivesses inalteradas, teria sido fracassada.

Quando apropriado e necessário, serão publicados comunicados adicionais, em conformidade com a legislação e regulamentação aplicável e com as recomendações dos reguladores dos mercados português e finlandês, refere ainda o texto, que conclui que “espera-se que a oferta fique concluída durante o primeiro trimestre de 2024”.

Ler artigo completo