Sony lucra mais 13% no trimestre e planeia IPO do grupo financeiro em outubro de 2025

7 meses atrás 59

O objetivo da multinacional japonesa é manter uma participação de pouco menos de 20% na subsidiária de seguros e banca online.

A Sony reportou esta quarta-feira um resultado líquido positivo de 363,92 biliões de ienes (cerca de 2,25 mil milhões de euros) no terceiro trimestre do ano fiscal de 2023, que abrange os meses de outubro a dezembro, o que perfez um aumento de 13% nos lucros em comparação com os mesmos três meses de 2022.

A empresa japonesa do sector do entretenimento e eletrónica superou as previsões da generalidade dos analistas, mas reviu em baixa a previsão de vendas da Playstation 5 (PS5) para o ano fiscal que termina em março: de 25 milhões de unidades para 21 milhões de unidades, uma vez que teve vendas mais fracas do que o esperado na época das grandes promoções e Natal.

Ainda assim, a Sony vendeu 8,2 milhões de consolas PS5 no terceiro trimestre, um número significativamente superior às 7,1 milhões de unidades vendidas em igual trimestre do ano anterior. No total, as receitas do grupo com sede em Tóquio foram de 3,75 biliões de ienes (aproximadamente 23,3 mil milhões de euros), mais 22% em termos homólogos.

A multinacional japonesa, uma das maiores do mundo, deu ainda novidades sobre os seus planos de spin-off do negócio financeiro (banca online e seguros), que está inserido no Sony Financial Group, revelando que planeia um IPO (Initial Public Offering) para outubro de 2025 e manter uma participação de pouco menos de 20% na empresa.

Estes esclarecimentos surgem após, em maio do ano passado, a Sony ter informado que estava a ponderar dar resposta aos pedidos dos investidores e concentrar-se na música e nos jogos.

Ler artigo completo