Sp. Braga favorito na segunda final da Taça da Liga sem 'grandes'

8 meses atrás 70

A prova, que é 'menina dos olhos' da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), está 'feita' para que os melhores 'desaguem' na 'final four' e, depois, na final, mas 'arsenalistas' e 'canarinhos' trocaram as voltas aos organizadores.

Benfica e Sporting ainda chegaram a Leiria, mas, vítimas da sua 'terrível' falta de eficácia, com alguma falta de sorte à mistura, falharam a final, 'esvaziando' o mediatismo do jogo decisivo da mais 'jovem' prova do calendário luso.

Em 29 de janeiro de 2017, no Algarve, foram apenas 6.713 espetadores os que assistiram à única final sem 'grandes', a inédita vitória do Moreirense, face ao Sporting de Braga, por 1-0, graças a um penálti de Cauê, aos 45+1 minutos.

Como nesse encontro de 2016/17, o conjunto 'arsenalista', que nas meias-finais superou o Sporting por 1-0, parte como claro favorito, rumo ao terceiro título, no que será a sua quinta presença no jogo decisivo.

As quatro finais dos bracarenses acabaram todos com 1-0, duas vezes a seu favor, ambas face ao FC Porto, em 2012/13, com um penálti de Alan (45+2 minutos), e em 2019/20, com um golo de Ricardo Horta quase em 'cima' do apito final (90+5).

Pelo mesmo resultado, perderam com o Moreirense e também com o Sporting, em 2020/21, já em Leiria, culpa de um golo do espanhol Pedro Porro, aos 41 minutos.

Desta vez, o adversário vai ser o Estoril Praia, que deixou pelo caminho o FC Porto, na fase de grupos, na qual bateu em casa os 'azuis e brancos' por 3-1, e o Benfica, nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades (5-4, após 1-1).

A formação 'canarinha', que nunca tinha chegado às 'meias', está, consequentemente, na sua primeira final, em busca de se tornar a sétima equipa a vencer a prova, um ano depois de o FC Porto entrar para a histórica como a sexta, com um 2-0 ao Sporting.

Nas principais competições lusas, o Estoril Praia só tinha estado uma vez numa final, na longínqua edição de 1943/44 da Taça de Portugal, sendo que as recordações não são as melhores, já que a formação da Linha foi goleada por 8-0 pelo Benfica.

Desta vez, tudo será, certamente, diferente, embora o favoritismo e a 'obrigação' de ganhar pertençam aos bracarenses, que já venceram esta época os 'canarinhos', por 3-1, na 'pedreira', em embate da 12.ª ronda da I Liga.

Os forasteiros adiantaram-se no marcador, por Rafik Guitane (24 minutos), que na quarta-feira também faturou face ao Benfica, mas os anfitriões viraram para 3-1, com tentos de Ricardo Horta (31), Banza (51) e Marcelo Carné (90, na própria baliza).

As expectativas mediáticas 'caíram', com o adeus de Sporting e Benfica, já depois de o FC Porto não ter chegado à 'final four', o estádio não vai, certamente, ter grande assistência, ou 'ferver' de entusiasmo, e as audiências televisivas não serão, tudo indica, as esperadas, mas 'the show must go on'.

No sábado, a partir das 19:45, o Sporting de Braga e o Estoril Praia serão os protagonistas da final da 17.ª edição da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo