Startup Portugal abre escritório no Porto e tenta isenção de impostos municipais para empreendedores 

2 meses atrás 56

A entidade de promoção do empreendedorismo assinou um Memorando de Entendimento com a Câmara Municipal do Porto para isentar as startups e scale-ups sediadas neste concelho do imposto de derrama municipal e reduzir ou eliminar outras taxas municipais.

A Startup Portugal inaugurou esta quarta-feira um escritório na cidade do Porto e assinou um memorando de entendimento com a autarquia para abrir possibilidade à isenção do imposto de derrama municipal para startups e scale-ups com sede neste concelho, bem como incentivar à criação de outros benefícios fiscais complementares para estas empresas.

“Este passo representa não apenas a expansão física da Startup Portugal para o Porto, mas também um compromisso renovado na descentralização e no fortalecimento da comunidade empreendedora numa região com uma forte tradição industrial e empresarial, abrindo portas para reforçar a ligação entre startups e estas empresas”, afirmo o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, em comunicado divulgado esta quinta-feira aos meios de comunicação social.

A Startup organiza eventos mensais – os chamados “Hangouts” – no Porto e escolheu a Invicta para receber a primeira edição da SIM Conference, no passado mês de maio. Todavia, o objetivo é dinamizar (mais) a comunidade empreendedora na região norte do país, uma zona que acolhe mais de 1.200 startups, que valem aproximadamente 8,9 mil milhões de euros, portanto quase um terço (27%) do total do ecossistema português. Desde 2020, estas empresas levantaram mais de dois mil milhões de euros.

“A abertura de um escritório na cidade do Porto por parte da Startup Portugal reconhece a relevância do ecossistema de empreendedorismo da cidade e de toda a Região Norte, demonstrando a aposta contínua ao apoio à capacidade de transformação e re-transformação da base económica do país”, comentou o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente.

António Dias Martins e Ricardo Valente foram duas das figuras presentes na cerimónia de oficialização deste investimento, que se realizou ontem na Praça Coronel Pacheco e contou também com a participação de Fernando Fraga, responsável de Crescimento e Aceleração na Startup Portugal e o rosto por detrás deste escritório no Porto.

“Após a assinatura do memorando, o Porto torna-se no sétimo município português a comprometer-se com a aplicação de uma isenção de derrama às empresas reconhecidas pela Startup Portugal. As outras cidades são: São João da Madeira, Fundão, Arcos de Valdevez, Barreiro, Porto de Mós e Odemira”, destaca a organização sem fins lucrativos, na mesma nota de imprensa.

Ler artigo completo