Startup portuguesa Vawlt encaixa 2,15 milhões de euros

6 meses atrás 66

A ronda de investimento ‘seed’ foi liderada pela Lince Capital e contou com antigos investidores na empresa tecnológico, como a Armilar Venture Partners e a Shilling VC.

A startup portuguesa Vawlt, que criou um sistema para armazenamento de dados de longo-prazo, anunciou esta terça-feira a conclusão de uma ronda de investimento seed (inicial) no valor de 2,15 milhões de euros, que eleva o financiamento da empresa para três milhões euros.

A empresa de supercloud (ou cloud-of-clouds) teve três novos investidores – a Lince Capital, que liderou esta ronda, a Basinghall e a Beta Capital – e também contou com um reforço dos da casa, nomeadamente Armilar Venture Partners, Shilling VC e duas personalidades em nome individual (antigos executivos da Cisco e OVHcloud).

“Esta injeção de capital não só nos ajudará a expandir para novos mercados como reforçará o nosso apoio aos nossos parceiros, como também alimentará a inovação contínua do nosso produto para fornecer aos nossos clientes as melhores soluções para as suas necessidades.”, disse o CEO da Vawlt, em comunicado divulgado pela sociedade de capital de risco que encabeçou a ronda.

O plano passa também por aumentar a equipa de desenvolvimento de negócio e de produto. Ricardo Mendes considera que esta aposta das VC e dos outros dois investidores “é uma prova do nosso empenho em melhorar a proteção e a soberania dos dados, bem como a eficiência e a independência das empresas, que são conceitos cada vez mais relevantes no panorama global atual e futuro”.

A Vawlt Technologies é uma spin-off – empresa que nasceu depois de um trabalho universitário – da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cuja missão era desenvolver uma solução multicloud para armazenar dados, distribuindo-os por vários serviços na nuvem conhecidos, entre os quais os da Amazon e o da Microsoft, por exemplo. Através da plataforma que concebeu, a Vawlt pretende que as empresas obtenham o melhor de vários ambientes de armazenamento, nomeadamente clouds públicas, privadas e também on-premises (servidores).

“Numa era de crescentes preocupações com a segurança e privacidade de dados, a equipa altamente qualificada da Vawlt conseguiu materializar quase uma década de investigação num produto líder na área de Supercloud, posicionando a empresa na vanguarda do armazenamento em cloud”, comentou o CEO da Lince Capital, Vasco Pereira Coutinho.

“O armazenamento de dados é uma área altamente heterogénea. A Vawlt tem todo este potencial por combinar na perfeição soluções de armazenamento rentáveis, integradas em novos protocolos de segurança de ransomware, abstraindo as empresas e os sistemas da complexidade dos nós de armazenamento subjacente”, explicou João Dias, sócio da Armilar.

O sócio fundador da Basinghall, Andrew Irvine, explicou que a “escolha em investir na Vawlt baseia-se na extensa experiência técnica da equipa”. Já o CEO da Beta Capital destacou a investigação e desenvolvimento em ciências de dados que a startup traz para o mercado e que apoia as organizações no controlo de custos. Para Pedro Ramalho Carlos, sócio da Shilling VC, significa a resolução de “um problema muito complexo”.

Ler artigo completo