Stellantis já está a produzir elétricos chineses na Europa

3 meses atrás 78

É oficial, a Stellantis já começou a produzir na Europa o Leapmotor T03. Sendo este o primeiro «de muitos».

De acordo com analistas da Jefferies, a Leapmotor International, a nova marca automóvel que resulta da joint venture liderada pela Stellantis com a chinesa Leapmotor (51%-49%), já começou a sua produção na Europa numa das fábricas do grupo, em Tychy, na Polónia.

É em Tychy que são produzidos os Jeep Avenger, Fiat 600 e Alfa Romeo Junior e, de acordo com a mesma fonte, já saíram da linha de produção a semana passada as primeiras unidades do Leapmotor T03, um citadino elétrico. A produção em massa, porém, só deverá ter início em setembro.

Leapmotor C10 dianteira© Leapmotor Leapmotor C10

Tychy acaba por não ser uma novidade absoluta, já que eram vários os rumores que apontavam esta localização, que vai permitir à Stellantis reduzir os custos e, também, evitar as novas taxas de importação da União Europeia aos elétricos produzidos na China.

Ofensiva de modelos

Para além do T03, a Leapmotor International planeia produzir nesta mesma fábrica, já no primeiro trimestre de 2025, um novo modelo que é conhecido apenas pelo seu nome de código A12. Será mais um SUV que deverá posicionar-se abaixo do já conhecido C10. Ou seja, deverá posicionar-se no segmento C, onde podemos encontrar propostas como o novo Ford Explorer ou o Peugeot e-3008.

O C10, por sua vez, apesar de ser um dos primeiros modelos da Leapmotor a chegar à Europa, vai continuar a ser produzido na China.

Até 2027, a Leapmotor International planeia lançar mais três modelos, dois hatchbacks (carroçarias de dois volumes), em 2026; e outro SUV em 2027. Fica por saber se serão ou não produzidos no continente europeu.

Recorde que, recentemente, a Comissão Europeia anunciou um agravamento das taxas de importação dos automóveis elétricos produzidos na China de até 38,1%, sendo que a Leapmotor deverá ser submetida a uma taxa de importação de 21%. A melhor forma de as evitar é produzir esses modelos fora da China. A BYD, GWM e Chery já confirmaram que vão produzir alguns dos seus modelos no continente europeu.

Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, já veio dar o seu parecer sobre estas taxas, afirmando que estas são “uma grande armadilha” que irá impactar de forma negativa as vendas.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Ler artigo completo