Stellantis Mangualde começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ - vê quais são os modelos

3 horas atrás 22

Desde o primeiro dia de outubro que a Stellantis de Mangualde está a produzir automóveis ligeiros de passageiros e comerciais 100% elétricos.

Esta unidade torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir em série este tipo de veículos, apostando na produção de carros de quatro marcas – Citroën, Opel, Fiat e Peugeot.

Oito novos modelos em produção

Stellantis começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ em Mangualde A fábrica de Mangualde vai produzir oito modelos ligeiros comerciais e de passageiros de quatro marcas pertencentes ao Grupo Stellantis: Citroën, Opel, Fiat e Peugeot.
Imagem: Stellantis

A produção dos novos veículos 100% elétricos na Stellantis de Mangualde tornou-se possível após as transformações introduzidas na fábrica na sua área industrial, tanto nos setores de montagem, como na ferragem.

A informação é avançada pela Stellantis em comunicado, no qual destaca a nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos, numa área “de mais de 800 m2 que levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica”.

Stellantis começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ em Mangualde A criação de uma nova linha de montagem de baterias para os VE e a formação da equipa técnica permitiu à fábrica de Mangualde apostar na produção de carros 100% elétricos.
Imagem: Stellantis

O início da produção em série segue-se a um período de três meses em que a Stellantis de Mangualde produziu as primeiras unidades pré-série dos novos veículos 100% elétricos.

Em termos práticos, a fábrica de Mangualde passa a produzir oito modelos elétricos de quatro das marcas do Grupo Styellantis: as versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e, bem como os Peugeot E-Partner e E-Rifter. Todos os modelos têm como destino o mercado português e a exportação.

Stellantis começa a produzir carros elétricos ‘made in Portugal’ em Mangualde Imagem: Stellantis

A nova vida da fábrica portuguesa insere-se no Dare Forward 2030, o plano estratégico da Stellantis que prevê “alcançar emissões líquidas neutras em carbono até 2038", em todas as atividades, "com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões”.

Ler artigo completo