Submarino da II Guerra Mundial encontrado ao fim de 80 anos

3 meses atrás 88

Mundo

O USS Harder da marinha dos EUA foi afundado numa batalha a 24 de agosto de 1944 depois de ter afundado três contratorpedeiros japoneses e danificado outros dois ao longo de quatro dias.

Modelo de fotogrametria 4D do local do naufrágio do USS Harder

Modelo de fotogrametria 4D do local do naufrágio do USS Harder

Tim Taylor / Lost 52 Project

Os destroços de um submarino norte-americano, responsável por ter afundado muitos dos navios de guerra japoneses durante a II Guerra Mundial, foram encontrados no Mar da China Meridional, cerca de 80 anos depois de ter sido afundado pelas forças inimigas.

O USS Harder da marinha dos EUA, que navegava sob o lema "Acertar neles em força" ("Hit 'em harder"), foi afundado numa batalha a 24 de agosto de 1944, com toda a sua tripulação de 79 homens. Foi encontrado recentemente a 914 metros de profundidade ao largo da ilha de Luzon, no norte das Filipinas.

Isto forçou os japoneses a mudar os seus planos de batalha e atrasou a chegada de porta-aviões, contribuindo para a sua derrota.

As Filipinas foram um dos principais campos de batalha do Pacífico durante a II Guerra Mundial enquanto os EUA lutavam para retomar a sua antiga colónia ao Exército Imperial Japonês.

As águas à volta do arquipélago são a "última morada" de numerosos navios da II Guerra Mundial.

Projeto Lost 52 quer encontrar os 52 submarinos norte-americanos afundados na guerra

O USS Harder foi encontrado pelo projeto Lost 52, fundado por Tim Taylor, que quer encontrar os 52 submarinos norte-americanos perdidos durante a II Guerra Mundial, que já encontrou outros como USS Grayback (SS 208), USS Stickleback (SS 415), USS R-12 (SS 89), USS S-26 (SS 131), USS S-28 (SS 133) e USS Grunion (SS 216).

Está relativamente intacto exceto alguns danos causados pela carga de profundidade, segundo a Marinha dos EUA.

O submarino e a sua tripulação foram postumamente premiados com a Menção de Unidade Presidencial por seus serviços prestados durante a guerra. A homenagem reconhece o heroísmo extraordinário em ação.

O seu capitão, comandante Samuel D. Dealey, foi condecorado postumamente com a mais alta condecoração militar dos EUA, a Medalha de Honra.

Ler artigo completo