Subsecretário de Estado italiano investigado por possuir quadro roubado

8 meses atrás 64

O subsecretário de Estado da Cultura de Itália, Vittorio Sgarbi, está a ser investigado pelo Ministério Público do país pela posse de um quadro do século XVII, que foi roubado há mais de dez anos, em Turim. O político, contudo, defende a sua inocência e diz que está "absolutamente sereno".

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita os Carabinieri (polícia italiana), o político, que é um conhecido crítico de arte e personalidade de televisão, tinha na sua posse uma pintura que desapareceu de um castelo perto da cidade de Turim, no norte de Itália, em 2013. 

Os procuradores acreditam que o quadro chegou às mãos de Sgarbi de forma ilícita e abriram uma investigação por alegado branqueamento de bens roubados, uma vez que o político terá mudado ligeiramente a pintura, acrescentando uma tocha no canto superior esquerdo para esconder a sua origem criminosa.

A obra de arte e uma cópia 3D foram apreendidas num armazém na sequência de uma série de buscas ordenadas pelo Ministério Público.

Sgarbi já negou as acusações e defendeu que encontrou o quadro numa vivenda que a sua mãe comprou a cerca de 100 quilómetros do norte de Roma. Segundo o próprio, trata-se de uma obra de Rutilio Manetti.

Na rede social X (antigo Twitter), o subsecretário da Cultura afirmou que entregou "espontaneamente a obra para que fossem efetuadas todas as verificações necessárias, a começar pelas medidas do quadro em relação à moldura do quadro roubado".

"Estou absolutamente sereno. A apreensão foi um ato justo.  Não tenho nada a temer. Defender-me-ei por todos os meios contra aqueles que especulam sobre o assunto e contra aqueles que são cúmplices do mesmo", atirou.

Quadro di Rutilio Manetti/Ho consegnato spontaneamente l’opera perché siano fatte tutte le verifiche del caso, a partire dalle misure del dipinto rispetto alla cornice di quello rubato. Sono assolutamente sereno. Il sequestro un atto dovuto. Non ho nulla da temere. Mi difenderò…

— Vittorio Sgarbi (@VittorioSgarbi) January 12, 2024

Leia Também: Maria Madeira, a 1.ª artista timorense a participar na Bienal de Veneza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo