Succès Masra reivindica vitória na 1.ª volta das presidenciais no Chade

1 semana atrás 30

A compilação dos resultados pelo seu próprio campo "consagra a vitória na primeira volta, a vitória da mudança sobre o 'status quo'", anunciou Masra num longo discurso reproduzidos nas redes sociais.

A comissão eleitoral previa anunciar os resultados oficiais às 22:00 locais (20:00 em Lisboa).

Masra, candidato pelo partido Les Transformateurs, concorreu contra o Presidente de transição e chefe da junta militar no poder desde há três anos, o general Mahamat Idriss Déby Itno, que o nomeou primeiro-ministro em 01 de janeiro.

O anúncio do resultado das eleições estava inicialmente marcado para ser feito até 21 de maio, data do prazo de validação do processo pelo Conselho Constitucional, constituído por elementos da confiança de Mahamat Déby.

Não é conhecido qualquer calendário para uma eventual segunda volta destas presidenciais, assim como não se sabe quando serão realizadas as eleições legislativas, que deveriam ter precedido este escrutínio, sob pena deste processo inverso produzir "clientelismos" ao invés de "verdadeiros partidos candidatos ao parlamento chadiano", como há dias assinalou o analista do Institute for Securities Studies (ISS) para a África Central, Remadji Hoinathy, em declarações à Lusa.

Leia Também: Pelo menos 27 mortos num ataque de homens armados a pastores no Chade

Ler artigo completo