Suécia surpreende com subida do PIB contra as expetativas

9 meses atrás 125

Os mercados esperavam uma contração da economia sueca em novembro. Em vez disso, o indicador avançou 0,2% e surpreendeu os investidores.

A economia sueca surpreendeu os mercados ao reportar uma subida do PIB em cadeia de 0,2% no mês de novembro, já que as expetativas apontavam para um decréscimo de 0,6%. As estimativas rápidas divulgadas pelo escritório de estatísticas daquele país superam ainda a previsão do Riskbank, que apontava para uma contração económica de 0,4%.

A Suécia contraria ainda, em novembro, a previsão do BCE e da Comissão Europeia que, tal como vários outros organismos, apontam há já algum tempo para uma situação de recessão da economia sueca que deverá durar dois anos (2023 e 2024).

A contribuir para a subida do indicador, destaque para os “números fracos de importação de bens, que resultaram num fortalecimento das exportações líquidas”, de acordo com um economista daquele escritório de estatísticas, Mattias Kain Wyatt.

De recordar que a Suécia pertence à União Europeia (UE) desde 1995 mas não faz parte da zona euro, já que a moeda oficial continua a ser a coroa sueca (SEK).

Ler artigo completo