Suíços andam à compra de mini-hídricas em Portugal

7 meses atrás 112

A operação ficou fechada por 60 milhões.

Os suíços andam à compra de mini-hídricas em Portugal. O fundo helvético White Summit Capital continua a fortalecer a sua carteira em Portugal e fechou uma operação de 60 milhões de euros.

Agora, comprou aos franceses da Mirova (que pertencem à Natixis) um portefólio de quatro mini-hídricas no norte de Portugal com 33 megawatts de potência: Pereira, Canedo, Teixo e Vilar do Monte.

A compra foi feita através da plataforma de energias renováveis Rainergy, apoiada pelo IST3 Investment Foundation, uma fundação que investe dinheiro de fundos de pensões da Suíça, e o banco privado helvêtico Reichmuth & Co, revela hoje o “El Economista”.

A gestora de ativos espanhola AltamarCAM Partners também é acionista da companhia.

O portfólio tem um historial operacional sólido numa região com alguns dos níveis de pluviosidade mais elevados da Europa.

Um dos grandes atrativos da carteira é a possibilidade de implementar a hibridização: acrescentar solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento.

No final de 2021, a Rainergy já tinha comprado uma carteira de 25 mini-hídricas em Portugal e Espanha.

Desta forma, a Rainergy passa a controlar 11 mini-hídricas em Portugal, incluindo as compradas anteriormente: Pedro do Sul, Ermida, Ruaes, Villaviciosa, Aguas Frías, Paredes e Carrega.

Ler artigo completo