“Superámos o ponto de ebulição”. Lucros da Nvidia disparam 769% para 12,29 mil milhões em 2023

6 meses atrás 51

A valorização da empresa norte-americana tem sido tão importante que esta também já é considerada um dos “pesos pesados”, tendo destronado a Tesla como a cotada mais negociada na bolsa de Nova Iorque.

A Nvidia voltou a superar-se ao anunciar receitas de 22,1 mil milhões de dólares no ano passado, num aumento de 256% face a 2022. Desta forma, a empresa de semicondutores superou as expectativas do mercado, que esperava receitas na ordem dos 20,41 mil milhões de dólares, esperando um ligeiro abrandamento do hype. 

Ainda mais surpreendente foram os lucros atingidos pela empresa: 12,29 mil milhões de dólares, uma subida anual de 769%. Em termos trimestrais, trata-se de um crescimento de 33%.

Estes são grandes valores para a empresa liderada por Jensen Huang, que viu o seu valor disparar significativamente no último ano por conta dos chips e também da Inteligência Artificial (IA), além das parcerias que tem travado com os grandes de Wall Street.

De facto, a valorização da empresa norte-americana tem sido tão importante que esta também já é considerada um dos “pesos pesados”, tendo destronado a Tesla como a cotada mais negociada na bolsa de Nova Iorque, e pertencendo já às ‘Sete Magníficas’.

Há quatro anos, a empresa faturava ‘apenas’ três mil milhões de dólares.

“A computação acelerada e IA generativa passaram do ponto de ebulição. A procura está a disparar mundialmente, em todas as empresas, indústrias e países”, apontou o fundador e CEO da Nvidia no comunicado em que são revelados os resultados.

Jensen Huang lembra que se tem verificado uma elevada procura por processamento de dados e serviços de cloud e processadores, bem como de software empresarial, de todo o tipo de indústrias. “A Nvidia RTX, lançada há menos de seis anos, é agora uma enorme plataforma de PC para IA generativa, aproveitada por 100 milhões de jogadores e criadores. O próximo ano trará novos ciclos de produtos importantes com inovações excepcionais para ajudar a impulsionar a nossa indústria”, disse.

O volume de chips comercializados para data centers foi de 18,4 mil milhões de dólares, um valor que superou os 17,2 mil milhões esperados pelos analistas. Este valor traduz-se num aumento de 12,5 mil milhões face ao ano anterior. Também os videojogos deram uma ajuda às contas: o volume de vendas atingiu os 2,9 mil milhões, o que compara com os 2,7 mil milhões, ou seja, um aumento anual de 58%.

Ora, este forte desempenho permitiu que a Nvidia conseguisse aumentar a sua margem bruta, que passou de 66% para 76,7%, acima dos 75,4% estimados pelo mercado. Também o cash-flow aumentou dez mil milhões face a 2022, atingindo os 11,22 mil milhões de dólares.

Já as despesas cresceram menos que o esperado, ainda que a procura tenha elevado os custos em 25% anuais até aos 2,21 mil milhões de dólares. Desta forma, a Nvidia está a aumentar as vendas, mas está a conseguir controlar os custos, considerado por muitos como o ‘calcanhar de Aquiles’ no mundo empresarial.

Ler artigo completo