Superliga: SL Benfica, FC Porto e Sporting CP estão disponíveis, diz presidente do FC Barcelona

8 meses atrás 48

Em entrevista a uma rádio da Catalunha, Joan Laporta referiu que os ‘três grandes’ do futebol português estão disponíveis para integrar a competição que assume “se não tiver início em 2024/2025, será em 2025/2026”.

O presidente do FC Barcelona revela que SL Benfica, FC Porto e Sporting CP estão disponíveis para integrar a Superliga Europeia. A afirmação de Joan Laporta foi feita em entrevista a uma rádio da Catalunha esta sexta-feira, 2 de fevereiro. “Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan, Nápoles e Roma estão de acordo. Os três portugueses, os três neerlandeses [Ajax, PSV e Feyenoord], Club Brugge e Anderlecht gostariam de entrar”, referiu.

De resto, o presidente do emblema catalão assume que a competição vai arrancar mais cedo ou mais tarde e mostra-se recetivo à entrada dos clubes da Premier League. “Se não tiver início em 2024/2025, será em 2025/2026. Não me incomoda que não venham os ingleses”, realçou, acrescentando que o atual formato da Liga dos Campeões está a arruinar os clubes.

“Os jogadores, os agentes, a UEFA e os clubes estatais estão a enriquecer, estão a jogar onde querem, enquanto os clubes estão a ser arruinados”, sublinhou Joan Laporta.

Recorde-se que a 21 de dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir atletas e clubes de participarem em competições privadas. O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua “posição dominante” na sua acção contra a criação da controversa Superliga de futebol.

‘Três grandes’ contra a Superliga Europeia

Ao contrário do que referiu hoje Joan Laporta, os três principais emblemas do futebol português reagiram contra a decisão do (TJUE) sobre a criação da Superliga Europeia.

Em comunicado, o SL Benfica esclareceu que “em face da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que a Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa e que um crescente entendimento e forte cooperação entre a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu”.

Já o FC Porto assumiu que “está disponível para, ao lado da UEFA, e em sintonia com a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes, contribuir para potenciar as competições e reafirmar os valores do futebol europeu”.

Por sua vez, o Sporting CP salientou que “defenderá sempre a existência de ligas domésticas e um modelo de competições europeias democrático, alicerçado em critérios de transparência e meritocracia”.

Ainda nos ‘leões’ o treinador Rúben Amorim foi confrontado com as declarações do presidente do FC Barcelona durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Famalicão realizada esta sexta-feira. “A posição do Sporting tem de ser o Sporting a dizer, eu não tenho nada a dizer. Como funcionário do Sporting, jogarei na competição em que o Sporting estiver inserido e competirei por todas. É uma decisão do clube e temos que a aceitar”, referiu o técnico.

Ler artigo completo