Supertaça não muda o foco de Vítor Bruno: «Será um FC Porto igual a si próprio»

1 mes atrás 66

Já com a Supertaça no museu, os dragões dão o pontapé de saída no campeonato no próximo sábado, em casa, diante do Gil Vicente. Na antevisão, Vítor Bruno admitiu que a saída de Tozé Marreco criou dúvidas, mas garantiu que os azuis e brancos vão estar preparados.

Preparação para a estreia no campeonato: «Será um FC Porto igual a si próprio. Não há o "antes Supertaça", nem o "pós Supertaça". A semana foi encarada com normalidade, para preparar um jogo difícil, contra o Gil Vicente. A equipa está perfeitamente mergulhada no nosso jogar, no nosso treino e nos nossos valores. Queremos muito começar bem e dar uma alegria aos sócios e adeptos que vão encher o estádio e que nos vão empurrar. Temos o dever de responder em campo.»

Mudanças no Gil Vicente: «Temos algumas dúvidas pelo acontecimento de ontem [despedimento de Tozé Marreco]. Teremos de nos ajustar durante o jogo, face ao que aconteceu no comando técnico do Gil. Perceber se vai existir um rompimento com o passado ou uma linha de continuidade.»

Disponíveis, ausentes e internacionais: «O Galeno está disponível, como estão todos à exceção do Marcano, do Zaidu e do Francisco Conceição. Os internacionais estão a evoluir. Tiveram mais seis sessões de trabalho e têm dado passos seguros na aquisição da forma desportiva. Estão a começar a entranhar-se no nosso jogar e têm feito isso com grande compromisso, com níveis de desempenho brutais e, por isso, estão aptos para ir a jogo.»

Estreia de sonho na Supertaça?: «Estreia de sonho é ganhar. Aqui no FC Porto só podemos lidar com vitórias. Quando isso não acontece, a agonia é sempre grande, porque para nós o habitual é ganhar. Foi impactante, claro, pela forma como o jogo foi conduzido, mas isso é o FC Porto: crença total, soldados em espírito de missão permanente.»

Despedida de Pepe: «Não falei com o Pepe. Pelo que ontem anunciou, reunir todos os testemunhos é pouco para fazer um retrato fiel ao que é o Pepe. É um profissional exemplar, com grandes valores que tem. No fundo, e sendo a humildade uma das grandes características do Pepe, ele evita que a sua presença seja notada, mas a sua ausência é sempre muito sentida. Vai ser sentida dentro e fora de campo, porque o Pepe tem algo que vai nascer e morrer com ele: os valores, os desígnios, as crenças... São as coisas mais valiosas da vida.»

Golos sofridos de bola parada: «É uma lacuna que está à vista. Já sofremos na pré-época com isso. Temos dedicado muito tempo e procuramos afinar pormenores, perceber o adversário. Ainda esta tarde estivemos em cima disso, porque percebemos que é uma necessidade da equipa. Analisar, perceber o que se passou contra o Sporting, identificar lacunas e trabalhar muito em cima disso.»

Promoção de Alan Varela a capitão: «É muito bem visto no balneário. Impõe-se com gestos e atitudes em campo. É muito respeitado e aconteceu com naturalidade. Os colegas nem questionaram, porque se revêm no Alan. Encarna na perfeição os valores do FC Porto.»

Vasco Sousa e Nico González: «O Vasco está perfeitamente capacitado para integrar o onze inicial. Teve uma entrada brutal na Supertaça e pode fazer várias duplas missões no meio-campo; garante-nos conforto no momento ofensivo e defensivo. O Nico tem a capacidade de jogar muito à frente, como segundo avançado, mas também pode ser terceiro médio: ele sabe interpretar as duas missões. Temos tentado incutir-lhe uma dose ou outra de competitividade extra, de ter mais rotação no seu jogo e de chegar mais à área, porque pode ter mais golo que o que teve no passado recente. Tem recebido bem a mensagem e, aos poucos, tem respondido com sucesso a esse tipo de missão.»

Mercado de transferências: «Até ao final de agosto, tudo é possível. O mercado é muito volátil, não conseguimos controlar isso. O que sei é que o presidente tem feito um esforço tremendo para defender os interesses do clube e vai fazê-lo sempre. Temos identificados vários alvos, caso haja alguma saída ou batam cláusulas.»

Para os dragões, a primeira jornada está agendada para sábado, às 20h30, contra o Gil Vicente, no Dragão.

Ler artigo completo