Suplementos de curcuma podem interferir com alguns medicamentos. Sabia?

7 meses atrás 112

Durante os últimos tempos, a curcuma tornou-se essencial em muitas casas e, além disso, encontra-se facilmente em múltiplos suplementos. Porquê? Tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antidiabéticas. É, no entanto, importante lembrar que a especiaria pode interferir com certos medicamentos. Quais? Especialistas mencionaram alguns exemplos no EatingWell. 

Leia Também: Vai viajar de avião e precisa de levar medicamentos? Atenção a isto!

1- Medicamentos anticoagulantes

Segundo uma revisão de estudos, feita em 2020, citada no website, a curcuma tem propriedades anticoagulantes ligeiras que refletem os efeitos dos anticoagulantes, reduzindo potencialmente a capacidade de coagulação do organismo. "Esta combinação pode resultar em situações graves e potencialmente fatais",  explica Michelle Routhenstein, uma dietista. 

2- Medicamentos gastrointestinais

Infelizmente, "a suplementação com curcuma pode aumentar os níveis de ácido no estômago, interferindo com medicamentos antiácidos, como a cimetidina, a famotidina (Pepcid) e o omeprazol (Prilosec), afirma a mesma revisão de 2020. Isto significa que os suplementos podem ser menos eficazes. 

3- Medicamentos que ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue

"Curcuma pode ter efeitos semelhantes aos dos medicamentos para a diabetes para baixar os níveis de açúcar no sangue", diz Laura Purdy, uma médica. Ou seja, os suplementos são capazes de aumentar a eficácia destes medicamentos, alerta. Por isso, ao juntar os dois aumenta o risco de hipoglicémia e a especialistas recomenda que consulte um médico antes da utilização.

Leia Também: Se já sofreu esta condição médica, o melhor é evitar ibuprofeno

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo