Talento, juventude e impotência: FC Porto B regressa às vitórias

7 meses atrás 97

O FC Porto B venceu, de forma esclarecedora, na receção ao Belenenses (3-0) e regressa às vitórias, seis jogos depois. Com este resultado, os dragões colam-se ao Paços na 10ª posição (25 pontos), enquanto a equipa de Belém continua aflita no último posto (13 pontos).

Em relação ao jogo, os primeiros 45 minutos foram quase, na totalidade, dos portistas e com dois meninos - ambos com 16 anos - em plano de destaque: Rodrigo Mora e Anha Candé

Ainda assim, a primeira oportunidade pertenceu a Gui Guedes que, depois de um lance bem trabalhado de Candé, disparou em jeito para uma boa defesa de Grilo. Na resposta, o Belenenses foi - paulatinamente - equilibrando o jogo, mas sem nunca assumir as rédeas do jogo. Posto isto, as principais oportunidades surgiram através de duas situações: bola parada ou contra ataque.

Talento e impotência

Neste aspeto, Fabão - na sequência de um canto cabeceou a centímetros do poste - e Miguel Tavares - o mais inconformado do lado visitante - foram os mais capazes. Não obstante, foi mesmo o FC Porto B a celebrar: Rodrigo Mora inspirou-se - sentou Fabão e cruzou de forma meticulosa - e Gui Guedes, de cabeça, aproveitou para faturar.

Candé e Rodrigo Mora com participação decisiva nos três golos do FC Porto B @Catarina Morais / Kapta +

Cinco minutos depois, novo golo dos dragões, desta vez com participação decisiva do outro menino (Candé). Vasco Sousa, de cabeça, assistiu o avançado que recebeu orientado e - com um remate rasteiro - não deu hipóteses a David Grilo. A resposta do Belenenses foi tímida e Rodrigo Mora e Anha Candé foram os que tiveram mais perto de voltar a marcar.

Na segunda parte, a toada não se alterou. Aliás, foi praticamente uma réplica da primeira, porém com 'apenas' mais um golo. Em suma, (muito) mais FC Porto B - mais Mora e Candé - e menos Belenenses que, apesar de entrar com vontade, esteve sempre longe de assustar Gonçalo Ribeiro.

De resto, as melhores ocasiões dos segundos 45 minutos pertenceram aos dragões que podiam ter saído do jogo com um resultado bem mais avultado: Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Marcus remataram com perigo, Wendel atirou ao poste - grande desperdício -, mas, aos 78', o brasileiro redimiu-se após novo desenho ofensivo do FC Porto B, com Mora (mais uma vez) e Abraham Marcus muito bem na jogada.

Ler artigo completo