Taxa de desemprego alemã estável em 5,9% pelo sexto mês seguido em maio

3 meses atrás 34

É o sexto mês consecutivo com o indicador neste valor, que se aproxima de máximos de três anos. Indicador manteve-se estável apesar de a população desempregada ter voltado a crescer, desta feita pelo 17º mês consecutivo.

A taxa de desemprego na economia alemã manteve-se estável em 5,9% em maio, o sexto mês consecutivo com uma leitura neste valor, isto apesar da subida da população desempregada.

O indicador manteve-se em 5,9% pelo sexto mês consecutivo, valor que fica próximo de um máximo de três anos, igualando assim a expectativa dos investidores e analistas. Um ano antes, a taxa de desemprego estava em 5,6%, estando a mostrar um perfil ascendente desde então.

Ainda assim, a população desempregada cresceu em 25 mil pessoas, um aumento bastante acima da projeção de mercado que apontava para uma subida de 10 mil. O número de cidadãos desempregados chegou assim a 2,762 milhões de pessoas.

De destacar que maio foi o 17º mês consecutivo de subidas na população desempregada alemã, um sinal claro das dificuldades das empresas e do tecido económico do motor industrial europeu.

A economia alemã tem sido das que mais têm pesado no conjunto da moeda única, penalizada por dificuldades estruturais cada vez mais óbvias e anos de desinvestimento. Os primeiros três meses do ano trouxeram o regresso do crescimento em cadeia, com o país a avançar 0,2%, mas os resultados homólogos continuam a não ser famosos, com um recuo de igual magnitude.

Ler artigo completo