Tayron é o novo SUV tamanho familiar da Volkswagen

3 horas atrás 23

Depois do Tiguan, a Volkswagen reforça a oferta SUV com o novo Tayron, que se destaca pela possibilidade de incluir até sete lugares.

A Volkswagen levou ao Salão de Paris o novo Tayron, que passa a ser o segundo maior SUV da marca na Europa, ficando entre o Touareg e o Tiguan.

O maior destaque? A possibilidade de ter três filas de assentos e até sete lugares, tomando o lugar do Tiguan Allspace. Desenvolvido e produzido em Wolfsburgo, o novo Tayron tem dimensões generosas: 4,77 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre eixos.

Visualmente aproxima-se do Tiguan, com as maiores diferenças a estarem no tamanho das portas traseiras e na medida do vão traseiro. Diferenças que são necessárias para conseguir acomodar uma terceira fila de assentos.

Habitáculo sofisticado

No interior, e tal como acontece com o Tiguan, o tabliê do Volkswagen Tayron tem um desenho dominado por linhas horizontais. Na versão de acesso, com o Digital Cockpit Pro, está incluído um painel de instrumentos totalmente digital com um ecrã de 10,25” e um central, de comando tátil, com 12,9”.

Volkswagen Tayron - interior© Volkswagen

A versão mais equipada vem com o Discovery Pro Max, e o ecrã central vê a sua dimensão aumentada para as 15” e passa a estar disponível o head-up display, com informações projetadas no para-brisas. Em ambos os casos, os comandos da climatização e da ventilação dos assentos estão agora neste ecrã central, numa barra inferior fixa.

O sistema operativo do Volkswagen Tayron inclui as mais convencionais ligações a smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto (sem fios), mas também o assistente de voz IDA com ChatGPT integrado. No centro da consola central, marcam presença duas plataformas de carregamento por indução.

Mesmo em frente ao condutor, do lado direito da coluna da direção, está agora o comando da caixa de velocidades, que é sempre automática de dupla embraiagem (DSG). E para melhorar o ambiente a bordo também pode estar presente, em opção, um teto panorâmico em vidro.

As semelhanças a bordo entre o novo Volkswagen Tayron e o Tiguan são muitas, mas no novo modelo os assentos da segunda fila incluem regulação dos encostos e longitudinal, e são rebatíveis numa proporção de 1/3-2/3.

Se o assento central estiver livre, pode ser usado um apoio de braços, que inclui suporte para copos, tablets ou smartphones com a capacidade de ser virado para o passageiro da direita ou da esquerda.

Com a configuração de sete lugares — indisponível nas versões híbridas plug-in, devido ao posicionamento da bateria —, a segunda fila pode ser rebatida para aceder à terceira fila de assentos. Os dois lugares disponíveis podem ser rebatidos se não estiverem a ser utilizados, ampliando a volumetria da bagageira.

Nos Volkswagen Tayron de cinco lugares, a bagageira oferece uma volumetria de 885 litros ou de 2090 litros se estes forem rebatidos. Consoante a versão, pode existir uma tomada de 230 V e redes para a arrumação de objetos mais pequenos.

Gasolina, Diesel e eletrificados

A gama de motores disponíveis para o Volkswagen Tayron vai incluir duas versões híbridas plug-in (eHybrid), que combinam um motor a gasolina (1.5 TSI) com um elétrico. Neste caso, a potência máxima combinada varia entre os 204 cv e os 272 cv e a autonomia 100% elétrica poderá superar os 100 km.

Para isso, está presente uma bateria de 19,7 kWh, que poderá ser carregada em corrente alternada (AC), até 11 kW, ou em corrente contínua (DC), até 50 kW. A autonomia global destas versões híbridas, segundo a Volkswagen, poderá alcançar os 850 km.

Volkswagen Tayron - 3/4 de frente© Volkswagen

A motorização 1.5 eTSI a gasolina, com 150 cv, serve de acesso à gama e além do conhecido sistema que permite desligar dois cilindros quando não são precisos, reforça o seu objetivo de poupar combustível com a adição de um sistema mild-hybrid de 48 V.

O Volkswagen Tayron tem também disponíveis motorizações Diesel, equipadas com o conhecido 2.0 TDI. A de 150 cv conta apenas com tração dianteira enquanto a de 193 cv estará sempre associada a um sistema 4Motion de tração integral. Em ambos os casos, a caixa de velocidades é uma automática DSG de dupla embraiagem com sete relações.

A Volkswagen adianta ainda que o novo Tayron tem uma capacidade máxima de reboque de 2,5 toneladas, suficiente para os atrelados de cavalos, automóveis clássicos ou mesmo uma enorme caravana com espaço para umas férias perfeitas.

Quando chega?

O novo Volkswagen Tayron tem chegada prevista para 2025, com as pré-vendas a arrancarem no próximo mês de dezembro. Ainda não foram anunciados preços.

A sua estreia pública acontece hoje, no Salão de Paris, que abre hoje portas.

Ler artigo completo