Telecoms europeias ganham três vezes menos por cliente do que norte-americanas

7 meses atrás 52

Enquanto em países como os EUA, as operadoras de telecomunicações ganham, em média, 42,5 euros por cliente, por mês, na Europa este valor é de 15 euros.

As maiores operadoras de telecomunicações europeias ganham, em média, 15 euros por cliente, por mês. Este valor compara com 42,5 euros nos EUA, com 26,5 euros na Coreia do Sul e com 25,9 euros no Japão, escreve o “El Economista” esta quarta-feira.

Os dados constam de um relatório da Associação Europeia de Operadores de Redes de Telecomunicações (ETNO), que conclui que apenas 10 das 114 redes móveis na Europa são 5G autónomas, deixando o Velho Continente em desvantagem perante a Ásia e a América do Norte em ofertas de edge cloud.

“Isto indica que o ecossistema de conectividade europeu está numa encruzilhada”, afirmou Steven Tas, presidente da ETNO, na conferência europeia de 5G, em Bruxelas. Um encontro onde foi pedido que haja uma “política que apoie a inovação e o investimento no ecossistema europeu de conectividade”, adianta o jornal.

No ano passado, o 5G na Europa terá chegado a 80% da população, face a 73% no ano anterior, mantendo-se atrás de outros países como a Coreia do Sul (98%), EUA (98%), Japão (94%) e China (89%).

O estudo revela ainda que as operadoras de telecomunicações na Europa absorveram o aumento de custos, poupando os clientes. As receitas aumentaram 0,7% e 2,1% em 2021 e 2022, respetivamente, enquanto subiram 1,2% no primeiro semestre de 2023.

Ler artigo completo