Tem 46 anos, é engenheira e casada. Eis Yajaira, a próxima Miss Equador?

3 meses atrás 82

A Miss Equador vai ser escolhida no sábado, 8 de maio, e, apesar de não ser uma 'estreia', estará em palco uma modelo que se destaca... pela sua idade.

A CNN traz esta sexta-feira a história de Yajaira Quizhpi, de 46 anos, que participa no concurso a nível nacional ao lado de outras 24 mulheres. A escolhida vai representar o país no Miss Universo, que decorrerá em setembro, no México.

Mas Quizhpi não é a primeira mulher mais velha a participar, já que o mês passado também a argentina Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, tentou a sua sorte. Apesar de não ter sido a escolhida para representar o país, a mulher, que é jornalista, foi distinguida com o prémio 'melhor rosto', e ficou entre as 15 semifinalistas.

Alejandra Rodríguez foi eleita Miss Buenos Aires aos 60 anos

Alejandra Rodríguez foi eleita Miss Buenos Aires aos 60 anos

Mulher vai participar no Miss Argentina que irá eleger a mulher que irá representar o país no concurso a nível mundial.

Notícias ao Minuto | 11:36 - 26/04/2024

"Sinto-me orgulhosa por poder estar aqui. Quebrámos barreiras e, como mulheres, podemos dar um passo em frente sem querer saber do que vão dizer", referiu à imprensa.

Até ao ano passado o limite de idade para participar eram 29 anos, mas desde este ano que não existe um limite de idade para participar.

"A experiência tem sido gratificante. Tem-me vindo a enriquecer. O meu marido e o meu filho têm-me dado apoio. O meu marido foi mesmo quem me encorajou a inscrever", contou.

Quizhpi é engenheira e diz que tem recebido o apoio das colegas que estão a concorrer consigo. "Receberam-me com um grande carinho. Tenho visto uma grande camaradagem, aprendemos umas com as outras - de experiências mais positivas e negativas", afirmou.

Mas a idade não foi o único critério a mudar, dado que anteriormente as concorrentes não podiam também ser divorciadas nem casadas, assim como não podiam ser mães. Segundo a CNN, sete concorrentes são mães - quatro das quais casadas e outras três divorciadas.

Este concurso tem estado 'na mira', já que em maio a Miss EUA renunciou ao lugar, justificando que quer "dar prioridade à sua saúde mental".

Dias depois também a Miss Teen EUA renunciou, e a segunda classificada deste concurso de jovens também não o quis.

Devido a um dever de confidencialidade para com o concurso as ex-miss EUA e teen EUA estão poribidas de falar sobre o assunto, mas isso não impediu as suas mães de terem uma palavra a dizer.

Leia Também: Kayla fez história ao ser 1.ª jovem com Síndrome de Down no Miss Teen EUA

Ler artigo completo