TikTok multado em Itália? "Não estamos de acordo com esta decisão"

1 mes atrás 60

A rede social TikTok foi multada em 10 milhões de euros pelo regulador italiano, após ter considerado que não "protege" os seus utilizadores menores de desafios que são prejudiciais para a saúde, utilizando como exemplo uma prática chamada 'french scar' ('cicatriz francesa'), que tem feito soar alarmes.

Em resposta ao Notícias ao Minuto, porta-voz do TikTok disse: "Não estamos de acordo com esta decisão. O conteúdo da chamada 'french scar' teve uma média de apenas 100 pesquisas diárias em Itália antes do anúncio da Entidade Reguladora no ano passado, e há muito que restringimos a visibilidade deste conteúdo aos menores de 18 anos e também o tornámos inelegível para o feed For You".

A rede social, que tem cerca de 134 milhões de utilizadores ativos só na União Europeia, fez ainda questão de esclarecer que "proíbe conteúdos que apresentem desafios perigosos e a promoção de desafios que incentivem os distúrbios alimentares", e que tem "mais de 6.000 pessoas a moderar conteúdos em línguas europeias, incluindo mais de 400 só em italiano".

Num comunicado da Euroconsumers, partilhado pela DECO Proteste, lê-se que a plataforma "não aplica diligentemente as suas próprias diretrizes" e que "tal destaca a falha em implementar medidas suficientes de mitigação de risco para proteger menores, conforme exigido pela Lei de Serviços Digitais (DSA) para Plataformas Online Muito Grandes".

"O TikTok não conseguiu implementar medidas adequadas para impedir a sua disseminação, que é profundamente preocupante e prejudicial para os consumidores. Ao mesmo tempo, estes são os mesmos consumidores cujos dados são utilizados para extrair valor económico para o TikTok", lê-se no comunicado.

Leia Também: Itália multa TikTok em 10 milhões após desafio 'cicatriz francesa'

Ler artigo completo